José Serra será o candidato do PSDB à prefeitura de SP

Segundo o PSDB, 6.229 filiados votaram nas prévias; Serra recebeu 3.176 votos (52,1% do total)

São Paulo - José Serra foi escolhido neste domingo pela militância do PSDB o candidato do partido à prefeitura de São Paulo. O resultado das prévias da legenda foi anunciado no anfiteatro da Câmara dos Vereadores, na capital paulista. A vitória de Serra consolida uma candidatura viável de oposição.

O tucano ostenta uma longa ficha de serviços prestados como parlamentar, ministro, governador e prefeito. Terá pela frente a missão de se opor à hegemonia política e ideológica que o PT tenta impingir ao Brasil com uma eventual vitória de Fernando Haddad em São Paulo.

Segundo o PSDB, 6.229 filiados votaram nas prévias. Serra recebeu 3.176 votos (52,1% do total), ante 1.902 (31,2%) do secretário estadual de Energia, José Aníbal, e 1.018 (16,7%) do deputado federal Ricardo Tripoli. Na cidade, o partido tem 20 000 filiados.

Será a quarta vez que Serra concorre à prefeitura de São Paulo. Ele venceu a disputa em 2004 e exerceu o mandato até 2006, quando foi eleito governador do estado. Serra ingressou nas prévias em 27 de fevereiro, com o processo já em curso. Quando ele decidiu entrar na corrida, os pré-candidatos Andrea Matarazzo e Bruno Covas retiraram seus nomes para apoiá-lo.

Assim que anunciou seu ingresso nas prévias, Serra fez questão de esclarecer que o sonho de disputar a Presidência da República estava adormecido. Interlocutores do tucano dizem o mesmo. A conquista de um cargo eletivo seria o passo necessário para aumentar sua influência no partido até as eleições presidenciais de 2014, nas quais ele seria um grande articulador.

O voto nas prévias era facultativo e ocorreu em 58 diretórios zonais em toda a cidade. Houve problema em tablets usados como urna eletrônica nas zonais da Lapa e de Cidades Tiradentes: a votação teve de ser feita em cédulas de papel, de forma manual. A realização das prévias custou entre 250 000 e 300 000 reais ao diretório municipal da legenda.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.