Brasil

Irmandade catalã presta homenagem ao prefeito do Rio

Instituição concedeu o reconhecimento a Paes com o objetivo de estreitar os vínculos entre Rio de Janeiro e Barcelona

Paes destacou que Barcelona é uma cidade que ''soube aproveitar a realização dos Jogos Olímpicos'' para fazer uma ''transformação urbana, uma transformação cultural'' (Fábio Pozzebom/ABr)

Paes destacou que Barcelona é uma cidade que ''soube aproveitar a realização dos Jogos Olímpicos'' para fazer uma ''transformação urbana, uma transformação cultural'' (Fábio Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2012 às 21h31.

Rio de Janeiro - A Confraria da Cava Sant Sadurní, associação da Catalunha (Espanha), concedeu nesta terça-feira o título de confrade de honra ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, por administrar a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A irmandade catalã também concedeu o reconhecimento a Paes com o objetivo de estreitar os vínculos entre Rio de Janeiro e Barcelona, cidade que sediou as Olimpíadas de 1992 e que está servindo de exemplo para as obras da zona portuária carioca.

O presidente da Confraria, Pedro Bonet, afirmou que Barcelona e Rio de Janeiro são ''muito unidas'', lembrou que ambas são cidades-irmãs desde 1972 e ressaltou que ''agora estão unidas por aros mágicos, que são os dos Jogos Olímpicos''.

Bonet também destacou que a cidade tem pela frente desafios que representam um ''incentivo para progredir'', como a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a ser realizada em junho, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Paes destacou que Barcelona é uma cidade que ''soube aproveitar a realização dos Jogos Olímpicos'' para fazer uma ''transformação urbana, uma transformação cultural'', e que o Rio de Janeiro deseja seguir seu exemplo.

Na mesma cerimônia, que segue um ritual solene de reminiscências medievais, a associação catalã concedeu o título de mérito a outros nove brasileiros, entre eles sommeliers, chefs, jornalistas e empresários. A única mulher agraciada foi a socialite carioca Narcisa Tamborindeguy.


Os homenageados na cerimônia, realizada no hotel Windsor Atlântica de Copacabana, receberam a medalha com o emblema próprio da confraria, beberam um gole de uma garrafa de Cava (espumante espanhol) aberta para a ocasião e, após a leitura do juramento escrito em um pergaminho, uma espada lhes foi imposta sobre os ombros.

Esta é a quarta homenagem internacional similar promovida pela irmandade catalã. As outras três foram ao jogador de basquete Pau Gasol em 2009, em Los Angeles (EUA); ao arquiteto japonês Toyo Ito em 2010, em Tóquio; e ao cardiologista Valentí Fuster em 2011, em Nova York.

Paralelamente, a Confraria realizou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro uma jornada técnica com degustações de Cava das adegas Codorníu, Juvé y Camps, Freixenet e Segura Viudas dedicada a sommeliers, chefs e estudantes de gastronomia.

Entre esta quarta e quinta, a irmandade catalã realizará um jantar de gala para convidados e outra jornada técnica em São Paulo para promover a Cava no maior mercado de vinhos do Brasil.

O Brasil importou 642.410 garrafas de vinho espumoso de origem espanhola em 2011 por US$ 3,01 milhões, valor que supera em 58,4% o do ano anterior, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEspanhaEsportesEuropaMetrópoles globaisOlimpíadasPiigsRio de Janeiro

Mais de Brasil

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente