Brasil

Intenção de viagem de avião atinge maior índice em três anos

Levantamento mostra que 4,5% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses deverão optar pelo avião

Avião: 50% dos que pretendem fazer viagens aéreas têm como destino o Nordeste brasileiro (Zunum Aero/Reuters)

Avião: 50% dos que pretendem fazer viagens aéreas têm como destino o Nordeste brasileiro (Zunum Aero/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 14 de outubro de 2017 às 16h40.

Última atualização em 14 de outubro de 2017 às 16h40.

Pesquisa do Ministério do Turismo realizada em setembro indica que 64,5% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses deverão optar pelo avião.

Trata-se do maior percentual registrado desde junho de 2014, quando o índice atingiu 66,9% dos entrevistados. Para 25,7%, o carro será o meio de transporte utilizado, enquanto 7,5% optarão pelo ônibus.

A ampliação da malha aérea é uma das medidas incluídas no Brasil + Turismo, pacote de ações do governo federal lançado em abril para estimular o setor.

"Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é fundamental garantir a conectividade aérea para permitir que cada vez mais brasileiros descubram as belezas do nosso país", afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

De acordo com a Sondagem do Consumidor, o Nordeste segue sendo a região preferida dos viajantes com 50,3% de intenção de viagem, seguido pelo Sudeste (21,7%), Sul (15,5%), Centro-Oeste (7,8%) e Norte (4,7%).

Quando o quesito é onde ficar durante a viagem, hotéis e pousadas seguem sendo os escolhidos por 49,5% dos turistas. A casa de parentes e amigos aparece em segundo lugar, sendo escolhido por 35,9% dos entrevistados.

A sondagem é realizada mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, essas capitais representam 70% do fluxo turístico doméstico brasileiro.

 

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviões

Mais de Brasil

Três pessoas morrem soterradas em Taubaté, no interior de São Paulo

Governadores do Sudeste e Sul pedem revogação de decreto de Lula que regula uso de força policial

Pacote fiscal: Lula sanciona mudanças no BPC com dois vetos

Governo de SP realiza revisão do gasto tributário com impacto de R$ 10,3 bilhões