Brasil

INSS vai antecipar pagamentos na região serrana

Acordo entre o órgão e a Febraban vai permitir que aposentados e pensionistas retirem o dinheiro com uma semana de antecedência na região atingida pelas chuvas

A medida deve beneficiar 130 mil aposentados da  região (Valter Campanato/Agência Brasil)

A medida deve beneficiar 130 mil aposentados da região (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2011 às 15h32.

Rio de Janeiro - A partir de amanhã (25), cerca de 145 mil aposentados e pensionistas dos sete municípios atingidos pelas enchentes dos últimos dias 11 e 12 na região serrana fluminense poderão começar a sacar os benefícios previdenciários que seriam pagos somente a partir da próxima semana.

Isso será possível graças a acordo firmado entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A estimativa é que sejam pagos benefícios no total de R$ 114 milhões.

O diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, explicou hoje (24), em entrevista à Agência Brasil, que, embora todos os benefícios sejam creditados nas contas dos aposentados e pensionistas amanhã (25), o saque deve obedecer a um cronograma para evitar tumulto nas agências.

“Porque, da mesma forma que as pessoas foram atingidas pelas enchentes, as agências bancárias também sofreram. Então, para que não haja problema no atendimento, nem tumulto, nós acordamos com o INSS fazer esse pagamento de forma escalonada. Assim, dentro da capacidade de atendimento de cada agência, o pagamento do benefício vai ser efetuado”, afirmou.

O resgate para as pessoas que optarem por sacar na boca do caixa será feito de acordo com a seguinte tabela: os benefícios de final 1 e 6 recebem no dia 25 de janeiro; os de final 2 e 7, no dia 26; os de final 3 e 8, no dia 27; os de final 4 e 9, no dia 28; e os de final 5 e 0, no dia 31.

Faria disse que quem perdeu o cartão magnético de benefício deve ir ao banco onde costuma receber levando sua identificação pessoal, para que a instituição possa fornecer a segunda via do documento.

O acordo permite ainda que os aposentados peçam antecipação de renda referente ao mês de fevereiro. A medida beneficiará cerca de 130 mil aposentados da região. Pelo acordo, a partir de 7 de fevereiro, da mesma forma escalonada usada agora para antecipação do benefício, as pessoas poderão ter o salário antecipado, informou Faria.

Os interessados deverão comparecer à agência do banco ou aos canais eletrônicos que serão disponibilizados para assinar a opção de antecipação. A devolução do dinheiro será feita pelos aposentados em 36 parcelas. “Sem qualquer encargo”, ressaltou o representante da Febraban. O direito de opção estará disponível pelo prazo de 60 dias.

Acompanhe tudo sobre:Aposentadoriacidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesINSSMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe