Brasil

Infraero diz que 22% dos voos têm atrasos nesta sexta-feira

Do total do sistema, 328 voos domésticos registraram atraso nesta véspera de feriado


	Aeroporto de Brasília: administrado pela Inframérica, aeroporto é o que apresenta o maior volume de atraso
 (Cristiano Mariz/EXAME.com)

Aeroporto de Brasília: administrado pela Inframérica, aeroporto é o que apresenta o maior volume de atraso (Cristiano Mariz/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 18h18.

São Paulo - Passageiros estão enfrentando dificuldades nos aeroportos nesta sexta-feira, 28, véspera de carnaval. Do total do sistema Infraero (que exclui dados dos aeroportos privatizados de Guarulhos e Viracopos), 328 voos domésticos, ou 22% dos 1490 voos programados entre 0h e as 17h desta sexta registraram atraso. Outros 42 (2,8%) foram cancelados. Somente entre as 16h e as 17h, 54 voos estavam atrasados, ou 3,6%, segundo a Infraero.

O Aeroporto de Brasília, administrado pela Inframérica, era o que apresentava o maior volume de atrasos. Neste aeroporto, 64,8% do total de voos previstos até às 17h registraram atrasos, o correspondente a 79 dos 122 voos programados. Cinco voos haviam sido cancelados (4,1%). Entre as 16h e as 17h, 6 voos registravam atrasos (4,9%). O aeroporto é importante centro de conexão e o atrasos ali tentem a gerar impacto em outros voos no País.

Problemas também foram enfrentados em outras capitais que são destino de muitos foliões, como Rio de Janeiro, onde o aeroporto Santos Dumont registrava 23 voos atrasados (21,7% do total até às 17h) e o Galeão tinha 14 atrasos (14,6%); Salvador, com 18 voos atrasados (21,2%); e Recife, com 11 atrasos (16,9%). Dessas cidades, na última hora o maior número de atrasos era observado em Salvador, com seis voos (7,1%)

Em São Paulo, o aeroporto de Congonhas tinha 33 voos atrasados até às 17h, o que corresponde a 20,6%. Na última hora, também havia 6 voos atrasados, 3,8% do total. A GRU Airport, responsável pela administração do aeroporto de Guarulhos, não tinha dados atualizados para esta tarde. Informou apenas que até às 11h, 39 voos tinham atrasado e 5 foram cancelados, do total de 126 decolagens e 140 pousos previstos.

Já a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que, até perto das 17h, dois voos haviam sido cancelados e oito registraram atraso.

Conforme a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, as pistas dos aeroportos de Brasília e do Galeão precisaram ser fechadas nesta sexta-feira por surgimento de buracos, o que gerou uma reação em cadeia na malha aérea.

Segundo a entidade, em Brasília, uma das pistas ficou inoperante por 4 horas, entre 9h10 e 13h15. No Galeão, a interrupção foi de 50 minutos, entre 14h e 14h50. Ainda de acordo com a Abear, na noite de quinta-feira, o surgimento de um buraco em uma das pistas de taxiamento do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, também gerou uma sequência de atrasos nos pousos e decolagens, com repercussões na manhã desta sexta.

"As companhias aéreas trabalham para amenizar a situação e equilibrar com o máximo de agilidade o horário dos voos, visando atender aos passageiros nesse dia de fluxo intenso por conta da saída para o feriado de carnaval", disse a Abear.

Entre as companhias aéreas, a Avianca era a que registrava o maior número de atrasos, 29 ao longo do dia (30,5%). A empresa tem em Brasília seu principal centro de conexão. A TAM registrou 113 atrasos em voos domésticos até as 17h (22,9% do total). e a Gol teve 122 atrasos (22,9%), sendo 19 entre as 16h e as 17h (3,4%).

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoCarnavalEmpresas estataisEstatais brasileirasFeriadosInfraeroServiçosSetor de transporteTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame