Brasil

Inflação pelo IPC deve fechar 2010 em 6,20%, prevê Fipe

Coordenador da índice acredita que alimentos estão aumentando inflação e assunto não deve preocupar

A carne bovina perdeu participação no índice na segunda quadrissemana de dezembro (Matt Cardy/Getty Images)

A carne bovina perdeu participação no índice na segunda quadrissemana de dezembro (Matt Cardy/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2010 às 15h37.

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Antonio Evaldo Comune, ajustou sua previsão para o indicador ao final de dezembro de 0,48% para "algo mais perto de 0,40%". Na segunda quadrissemana de dezembro, o IPC avançou 0,57%, perdendo 0,10 ponto porcentual em relação à variação apresentada na primeira quadrissemana. Para o fechamento do ano, Comune aguarda algo em torno de 6,20%. No acumulado de janeiro até o fechamento de novembro, o IPC subiu 5,83%.

A carne bovina perdeu participação no índice geral na segunda quadrissemana de dezembro, respondendo por 28% da variação do IPC ante os 35% da primeira quadrissemana. O frango contribuiu com 13%, seguido por refeição fora do domicílio (6%), açúcar (5%), cerveja (4%) e leite longa vida (3%). Ou seja, apenas seis itens explicaram 59% de todo o indicador da inflação paulistana.

"Excluídos os alimentos, a inflação não é esta que estamos vendo. Por isso, há certa razão em dizer que não está ocorrendo um problema inflacionário agora", afirmou Comune. "Essa alta dos alimentos é sazonal e não deve nos preocupar."

Fora Alimentação, o economista chamou atenção para a variação de 1,21% de Vestuário. "É comum o reajuste de preços no final de ano, em função do aumento sazonal da pressão da demanda", disse Comune.

Outro ponto destacado pelo economista é o recuo de 0,16% registrado pela energia elétrica na quadrissemana. "No acumulado de janeiro até agora, a energia subiu apenas 1,60%. Se tivesse acompanhado o índice geral, estaria em 6%. Em 2008 e 2009, a energia subiu em torno de 10%", afirmou Comune. Ele não quis apontar as possíveis causas para o comportamento do item e disse que a Fipe deverá estudar o tema em breve.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilConsumoInflação

Mais de Brasil

Assinatura digital substitui reconhecimento de firma? Entenda decisão do STJ

Tarcísio diz que conversou com ministros do STF sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Caso Epstein: documentos revelam que bilionário americano tinha CPF brasileiro

TSE nega pedido para suspender desfile da Acadêmicos de Niterói sobre Lula