Brasil

Incêndios: Lula se reúne com Marina Silva e Ibama

Na manhã deste domingo, 21 cidades do interior paulista enfrentavam incêndios

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de agosto de 2024 às 15h25.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reúnem com funcionários do Ibama em Brasília neste domingo, 25, em meio ao aumento de incêndios no interior de São Paulo.

Após a reunião, na sede do Ibama, Lula e Marina devem falar com a imprensa.

Na manhã deste domingo, 21 cidades do interior de São Paulo ainda enfrentavam focos ativos de incêndios. O fogo passou a afetar fortemente a população paulista nos últimos dias. Ao todo, 46 municípios são monitorados pelo gabinete de crise liderado pelo governo do estado e estão em alerta máximo para queimadas.

A fumaça resultante dos incêndios no território paulista chegou a invadir Brasília, onde não chove há mais de 120 dias.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a fumaça que encobre a capital se deve ao fogo que devasta parte do Pantanal, da Amazônia e de estados como São Paulo.

Em um balanço divulgado pelos bombeiros, de janeiro a meados deste mês, houve 4.073 ocorrências de incêndios em todo o DF. O número corresponde a um total de 24 a mais que no mesmo período do ano passado e atingiu 8.893 hectares, o correspondente a quase 9 mil campos de futebol.

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, disse ao GLOBO que pediu à Polícia Federal (PF) que investigue os focos de incêndio que assolam parte do país. Segundo ele, quase todas as queimadas, com poucas exceções, são criminosas, inclusive em SP.

"Não temos incêndio espontâneo e são raros os casos de acidente, como um caminhão que pegou fogo, ou uma queda de um cabo de alta tensão. Em São Paulo, há uma desconfiança de que tudo foi organizado, pois os focos aconteceram praticamente no mesmo horário" afirmou Agostinho.

Acompanhe tudo sobre:IncêndiosMarina SilvaGoverno LulaIbama

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua