Brasil

Quase 80% são contra legalizar maconha e aborto

A maioria - ainda que por margem não tão larga - também rejeita o casamento gay: 53% a 40%


	Sobre o Bolsa Família, principal programa social do governo: 75% a favor e 22% contra
 (Ana Nascimento/Ministério do Desenvolvimento Social)

Sobre o Bolsa Família, principal programa social do governo: 75% a favor e 22% contra (Ana Nascimento/Ministério do Desenvolvimento Social)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 09h23.

São Paulo - A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo revela que 79% dos eleitores brasileiros são contra a descriminalização da maconha, e apenas 17% a favor.

Um placar semelhante envolve a questão do aborto: 79% são contrários à legalização e 16%, favoráveis. A maioria - ainda que por margem não tão larga - também rejeita o casamento gay: 53% a 40%.

A população está dividida em relação à pena de morte: 46% defendem a medida, e 49% a rejeitam. Já a redução da maioridade penal tem o apoio de oito em cada dez brasileiros.

A pesquisa mostra ainda apoio significativo ao Bolsa Família, principal programa social do governo federal: 75% favoráveis e 22% contrários. Entre os que têm renda mensal de até um salário mínimo, a taxa de apoio chega a 90%.

A privatização da Petrobrás, bandeira levantada pelo candidato Pastor Everaldo (PSC), é rejeitada por 59% e aprovada por 22%.

Os homens são os que mais rejeitam o casamento entre pessoas do mesmo sexo: 58% deles são contra. Já entre as mulheres, são 49% contra e 44% a favor.

Há faixas do eleitorado que são majoritariamente favoráveis à bandeira da comunidade gay: 51% entre os mais jovens, com idade entre 16 e 24 anos, e 55% entre os mais escolarizados, com curso superior. Já a legalização da maconha e do aborto não é defendida nem pelos mais jovens: 74% e 77%, respectivamente, são contrários.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AbortoCapitalização da PetrobrasCasamentoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisGaysIbopeIndústria do petróleoLGBTMaconhaPena de mortePetrobrasPetróleoPreconceitos

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP