Haddad devolverá presente recebido do governo da Arábia Saudita, seguindo orientação da Receita
Recomendação da Receita busca evitar controvérsias em torno de onça de ouro dada ao ministro
Agência de notícias
Publicado em 31 de julho de 2023 às 16h58.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad , vai devolver à Embaixada do Reino da Arábia Saudita uma onça de ouro que recebeu como presente na manhã desta segunda-feira, 31, em São Paulo. A obra seria incorporada ao patrimônio da União, mas a Receita Federal orientou o ministro a devolver a escultura.
A instrução de devolver o presente foi dada pelo secretário da Receita, Robinson Barreirinhas. Em nota, o Ministério da Fazenda diz que a "oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado" e confirma que a onça de ouro será devolvida.Não há informações sobre o valor da estátua.
- Fitch eleva ratings de Petrobras e várias empresas brasileiras após melhora em nota soberana
- Além do dinheiro: fundadores de startups precisam buscar fundos que agreguem para o negócio
- Foco no futuro do negócio
- Presidente da Câmara ameaça lançar investigação de impeachment contra Biden
- Romário tem alta de hospital após 14 dias internado para tratar infecção
- Haddad e Lula discutem plano de transição ecológica e medidas de crédito
"Como protocolo, a oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado. Por esse motivo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a devolver a estátua de uma onça, recebida do governo da Arábia Saudita, à embaixada do país em Brasília, o que será prontamente atendido", afirmou o Ministério da Fazenda.
A orientação da Receita busca evitar controvérsias, como a situação em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou trazer ilegalmente para o Brasil um conjunto de colar, anel, relógio e um par de brincos de diamantes, avaliado em R$ 5,1 milhões pela perícia da Polícia Federal (PF), como revelou o Estadão.
O ex-presidente atuou pessoalmente para tentar liberar o conjunto de joias. Ao todo, foram oito tentativas desde a entrada ilegal sem declaração, envolvendo até pressão na Receita e a cartada de acervo pessoal.
Visita ao Brasil
A onça de ouro foi entregue à Haddad durante uma visita da comitiva saudita ao Brasil, com mais de 100 integrantes, entre eles o ministro de investimento do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, que ofertou a estátua.
A comitiva foi recepcionada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB), em um evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta segunda. Empresas brasileiras e os sauditas assinaram 25 acordos de comércio e investimentos.