Brasil

Hackers na XP; nomes para o STF…

Hackers na XP Dados de 29.000 clientes da corretora XP Investimentos, uma das maiores do país, foram roubados por hackers, informa o jornal Valor. O crime aconteceu ao longo de 2013 e 2014, mas só no fim do ano os hackers procuraram a XP e exigiram um pagamento de 22,5 milhões de reais para não […]

TRUMP FORMALIZA SAÍDA DO TPP: “vai ser ótimo para o trabalhador americano” / Kevin Lamarque/ Reuters

TRUMP FORMALIZA SAÍDA DO TPP: “vai ser ótimo para o trabalhador americano” / Kevin Lamarque/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 05h13.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h11.

Hackers na XP

Dados de 29.000 clientes da corretora XP Investimentos, uma das maiores do país, foram roubados por hackers, informa o jornal Valor. O crime aconteceu ao longo de 2013 e 2014, mas só no fim do ano os hackers procuraram a XP e exigiram um pagamento de 22,5 milhões de reais para não divulgr as informações. O acordo não foi fechado. A XP informa que os hackers não tiveram acesso à conta e às senhas dos clientes, apenas a informações cadastrais. Mas, na mesma época da invasão, três clientes da corretora foram vítima de fraude e cerca de 500.000 reais foram desviados. A XP ressarciu os clientes e afirma que, nos últimos anos, reforçou a segurança da informação.

_

Nomes para o Supremo

Nos bastidores de Brasília começam a ser ventilados os primeiros nomes que podem ocupar a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. A nomeação é feita pelo presidente Michel Temer, que vem tomando sugestões de conselheiro formais e informais. Alguns nomes que surgiram foram dos ministros do Superior Tribunal de Justiça Isabel Galotti, Luis Felipe Salomão e Ricardo Villas Cueva, de Ives Gandra Filho, presidente do TST, do promotor e ex-secretário da Casa Civil e de Justiça de São Paulo, Luiz Antônio Marrey, do ministro do TCU Bruno Dantas e do advogado tributarista Heleno Torres.

_

Três túneis

Agentes da Força Nacional encontraram nesta segunda-feira o terceiro túnel próximo ao muro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, no Rio Grande do Norte. A prisão foi palco do assassinato de 26 detentos no sábado 14 e de uma rebelião que durou uma semana, com conflito a paus e pedra entre membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Sindicato do Crime RN. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, ao longo da história do presídio são recorrentes as notificações de túneis cavados pelos presos. O solo dunar é fator que facilita a escavação.

_

Maia de volta

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está autorizado a tentar sua recondução ao cargo no que depender da Justiça. O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Hilton Queiroz, derrubou a liminar de primeira instância que impedia a candidatura. Segundo o desembargador, cabe ao Legislativo determinar se Maia pode ou não se reeleger, algo que o regimento interno da Câmara veta. “A guerreada tutela provisória fere o princípio da separação dos Poderes (…), culminando em invadir competência própria da Câmara dos Deputados para dispor quanto à eleição de sua Mesa Diretora”, disse a decisão. O advogado Lucas Rivas, que pediu o impedimento, não vai recorrer.

_

Três mortos em SP

O surto de febre amarela chegou a São Paulo. Nesta segunda-feira, a Secretaria do Estado de Saúde confirmou três mortes pela doença no estado, sendo dois por transmissão interna (autóctone) e uma “importada” de Minas Gerais. As mortes aconteceram em Américo Brasiliense, Batatais e Santana de Parnaíba. Outros dez casos são investigados no Instituto Adolfo Lutz. O número supera as mortes ocorridas pela doença no estado em 2016: no ano passado, foram duas.

Fim do TPP

Em seu primeiro dia completo na Casa Branca, o novo presidente americano abandonou o Acordo Transpacífico (TPP), o principal tratado comercial fechado por seu antecessor, Barack Obama. “Vai ser ótimo para o trabalhador americano”, afirmou. O TPP uniria Estados Unidos e outros 11 países banhados pelo Oceano Pacífico, como Canadá, México, Austrália e Japão, criando uma zona livre para 40% da economia mundial. Obama negociou o acordo durante oito anos, mas nunca levou o texto final para ser avaliado pelo Congresso, dominado por maioria republicana.

_

Negociações de paz na Síria

Representantes do presidente sírio Bashar al-Assad e da oposição síria começaram uma rodada de conversas para um novo cessar-fogo. Reunidos em Astana, capital do Casaquistão, representantes de ambas as partes afirmaram que querem chegar a uma trégua. O encontro acontece após a tomada de Alepo pelas forças de Assad, deixando os rebeldes em desvantagem no conflito.

Mossul: quase lá

O ministro da Defesa do Iraque anunciou que o Exército do país conseguiu tomar o controle total do leste de Mossul, capital do califado autoproclamado pelo Estado Islâmico. Mas o lado oeste da cidade, onde vivem 750.000 pessoas, ainda está sob controle do EI. A cidade vem sendo atacada desde outubro por cerca de 100.000 tropas iraquianas, apoiadas por curdos, Estados Unidos, Turquia e Arábia Saudita.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Moraes determina que Bolsonaro comprove convite para posse de Trump

Líder do governo Lula diz que Venezuela é ditadura e posse de Maduro é 'ilegítima'

Calendário de 2025 é igual ao de 1969? Entenda a coincidência e relembre 6 eventos históricos

Explosão de avião em Ubatuba: entenda as condições que levaram ao acidente