Acompanhe:

Há alguns anos, a validade da Carteira Nacional de Habilitação aumentou. Com um prazo de vencimento longo, a sua renovação muitas vezes é deixada para a última hora. Nesses casos, a melhor solução é estar bem informado e se atentar às datas e prazos.

Paralelamente à informação de qualidade, muitas "lendas" a respeito da CNH são contadas e acabam confundindo o habilitado. Sendo assim, preparamos um texto para desmembrar o assunto e sanar qualquer tipo de dúvida a respeito de qual a validade da CNH e seu processo de renovação. 

Qual a validade da CNH?

Desde 2021, a CNH tem validade de 10 anos, mas só para os condutores que tiverem até 50 anos de idade. 

Aqueles que têm idade superior aos 50, necessitam renovar a carteira de habilitação de 5 em 5 anos. E o período se restringe mais para quem alcançar os 70 anos em condições de dirigir, neste caso, a carta é renovada de três em três anos. 

Confira a tabela: 

Idade do motorista

Renovação

Até 49 anos

10 anos

Entre 50 e 60 anos

5 anos

Mais de 70 anos

3 anos

Dirigir com documento vencido por mais de 30 dias dá multa?

Independentemente do tempo que o documento do condutor estiver vencido, ele não está em condições de ser utilizado pelo motorista, então sim, é prevista a multa

O registro deixa de valer a partir do primeiro dia de vencimento e as penalidades continuam as mesmas, sendo o documento inválido um dia após o vencimento ou cinco anos após. 

Quais as regras para renovação da CNH?  

Primeiramente, você deve saber que para renovar a sua CNH não é mais necessário esperar-lá vencer, agora o Detran disponibiliza via PoupaTempo, a possibilidade de se renovar o documento antes de seu vencimento. 

Para ter acesso ao agendamento, basta acessar o site do Detran ou PoupaTempo digital. Lá você terá acesso aos dias e horários de atendimento disponíveis.

Hoje, em São Paulo, você pode ir ao PoupaTempo em várias localidades e ter acesso a solicitação da segunda via da CNH. Na cidade existem complexos PoupaTempo em várias localidades para atender a população, confira algumas delas: 

  • Alesp (Zona Sul);
  • Cidade Ademar (Zona Sul);
  • Itaquera (Zona Leste);
  • Lapa (Zona Oeste);
  • Sé (Centro);
  • Santo Amaro (Zona Sul).

Como renovar a CNH?

Para renovar a sua CNH são exigidos algumas formalidades, sem elas você não conseguirá fazer a solicitação do documento. Para isto, fizemos uma lista para facilitar o entendimento de como funciona o processo: 

Regularização

Você precisa ter a habilitação atualizada com foto para que o seu registro seja renovado e homologado pelo Detran. A sua carteira de habilitação também não pode estar vencida, nesse caso o documento não poderá ser renovado. 

Vencimento

O prazo de vencimento da sua CNH deve ser respeitado, portanto, após o vencimento do registro você não poderá renová-lo pelos mesmo passos descritos aqui. 

Penal

Não se pode renovar a CNH quando constam alguns tipos de disputa judicial envolvendo o condutor. 

Dados inconsistentes

Certifique-se de que os seus dados pessoais não tenham mudado, como endereço, cep, nome, sobrenome e demais dados que constam no documento. 

Exame toxicológico

Não são todas as categorias que necessitam de exame toxicológico para a renovação do documento. O exame é pedido nas categorias C,D e E. 

Exame médico 

Além dos requisitos mencionados acima, também é necessário agendar e realizar o exame médico. Nele, um médico fará testes de visão, reflexo, audição, coordenação motora e outros. A consulta pode ser marcada no site do Detran e custa em torno de R$113,06 para a renovação de 2023. 

Avaliação psicológica

Também restrita a algumas categorias de habilitação, a avaliação psicológica é solicitada no caso de motoristas que trabalham dirigindo. O exame vale para caminhoneiros, taxistas, e outras atividades de transporte remunerado. 

Leia também

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Como registrar uma marca no INPI? Passo a passo para produto ou serviço
Guia do Cidadão

Como registrar uma marca no INPI? Passo a passo para produto ou serviço

Há 4 horas

Como dar baixa no MEI: passo a passo para encerrar CNPJ
Guia do Cidadão

Como dar baixa no MEI: passo a passo para encerrar CNPJ

Há um dia

Como funciona o Prouni? Confira o calendário 2024 do programa
Guia do Cidadão

Como funciona o Prouni? Confira o calendário 2024 do programa

Há um dia

Como assinar documentos digitalmente usando o portal Gov.br
Guia do Cidadão

Como assinar documentos digitalmente usando o portal Gov.br

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais