(Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
Jornalista freelancer
Publicado em 13 de novembro de 2024 às 09h00.
CRLV e CRV, duas siglas tão parecidas, mas qual a relação entre elas? Ambos são certificados muito importantes para quem tem um veículo, mas apesar do nome ser similar, possuem funções bem diferentes.
Neste artigo, você descobre qual é a diferença entre CRLV e CRV, o que significa cada um deles e a importância de ter esses documentos para a regularidade do seu veículo.
O CRLV é a sigla para Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Você deve conhecê-lo por licenciamento. Esse é um documento obrigatório para circular em vias públicas e é o que comprova que o licenciamento anual está em dia, o que significa que o veículo está regularizado para rodar.
No licenciamento, é possível checar várias informações, como os dados gerais, placa e o comprovante de que o pagamento de impostos foi feito, como o IPVA. Circular com um veículo sem licenciamento pode acarretar multa e apreensão do mesmo.
Já o CRV é a sigla do Certificado de Registro de Veículo, que é o documento que comprova a propriedade do automóvel. Ele é emitido pelo Detran quando o veículo é registrado ou transferido de proprietário.
Você provavelmente só usará esse documento em casos de compra e venda do veículo, transferências de propriedade, ou alterações como mudança de endereço.
A diferença principal entre CRLV e CRV está nas suas funções. Enquanto o CRLV é o documento de licenciamento, necessário para circular, o CRV trata do registro de propriedade.
É comum confundir os termos porque as siglas são parecidas, mas os documentos têm propósitos e formatos diferentes.
Sim, ambos são obrigatórios, mas em diferentes circunstâncias. O CRLV deve ser portado sempre que o veículo estiver em circulação. Já o CRV só é necessário em caso de venda, transferência ou alteração de dados do veículo.
Vale lembrar que você pode utilizar o CRLV no formato digital, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, assim não há necessidade de ter a versão física. Já o CRV, carros mais antigos ainda tem a versão física, mas os modelos mais novos já incluem a versão digital também.
Sim, caso o motorista não esteja portando o CRLV física ou sua versão digital, pode ser autuado, resultando em uma multa e pontos na CNH. Com relação ao CRV, pode ficar despreocupado, você só vai usar mesmo na hora de transferir o veículo ou nas demais situações que já te contamos acima.