Doenças que têm direito ao LOAS/BPC: veja a lista
Veja as condições para ser beneficiado pelo LOAS/BPC por doenças crônicas
Jornalista freelancer
Publicado em 28 de maio de 2024 às 15h34.
O LOAS é a Lei Orgânica da Assistência Social. O propósito da lei é proteger pessoas que estão em condição de miséria que tenham mais de 65 anos, e pode beneficiar quem possui doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas ou até idosos que encontram dificuldade e não possuem familiares para ajudá-los.
Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre quais doenças dão direito ao LOAS/BPC, em quanto tempo sai o resultado, onde fazer a solicitação e quais são os requisitos para comprovação da necessidade.
Quais doenças dão direito ao LOAS/BPC?
Dentre as doenças que dão direito ao LOAS, aqui estão as mais conhecidas:
- AIDS;
- Doença de Parkinson;
- Cardiopatias graves;
- Cegueira;
- Nefropatia grave;
- Hepatopatia grave;
- Hanseníase;
- Osteíte deformante.
Mas não são apenas pessoas doentes que podem recorrer à lei. Idosos a partir de 65 anos também têm direito ao benefício de prestação continuada. E vale lembrar que esses são apenas exemplos de doenças, o direito só cedido a partir de uma avaliação completa.
Qual é o Cid que dá direito ao LOAS?
Primeiramente, o CID trata-se do Código Internacional de Doenças, portanto, muitos benefícios de prestação continuada o utilizam como baliza na hora de definir as diretrizes dos programas. Todo caso, não é a melhor forma de se inferir sobre a qualificação do cidadão para receber o LOAS.
Não existe uma lista exata das doenças que possuem o benefício LOAS, mas sim o entendimento de que para que o cidadão tenha acesso ao programa, deve se enquadrar em situação de incapacidade ou baixa renda, portanto, não pode-se afirmar ou deferir um benefício única e exclusivamente a partir de seu CID.
Transplantadas podem receber BPC?
A resposta é sim, transplantadas podem receber BPC, mas com ressalvas.
O benefício de prestação continuada só pode ser deferido para pessoas transplantadas desde que tenham renda familiar abaixo de R$ 353,00 em 2024.
O valor do benefício de prestação continuada equivale a um salário mínimo, ou seja, R$ 1.412,00, além disso, não é necessário que o cidadão seja contribuinte do INSS para ter direito ao acesso ao benefício.
Quais são os requisitos para comprovar doença para BPC/LOAS
Para ser feita a comprovação de doença e o pedido de BPC (Benefício de Prestação Continuada), o cidadão passará por uma análise feita pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Trata-se de uma avaliação social que verifica as condições socioeconômicas da família pretendente, além da estrutura entre os entes.
Como é feita a perícia médica do LOAS?
Para que a perícia médica do LOAS seja feita, o cidadão deve se dirigir até o CRAS mais próximo de sua residência e efetuar sua inscrição no CadÚnico.
Para que você saiba quais documentos reunir, preparamos uma lista:
- CPF;
- RG;
- CNH;
- Comprovante de residência e comprovantes de renda.
A partir daí, serão feitos testes clínicos, análise de laudos médicos e entrevistas com o requerente e seus familiares.
Como solicitar o LOAS/BPC?
Para solicitar o benefício do LOAS/BPC, todo processo precisa ser feito por meio do CRAS, o órgão responsável por definir quem tem direito ao benefício ou não.
Caso você esteja encontrando dificuldades, há a possibilidade de ligar para o número 135. Com o número de CPF do titular e de seus familiares residentes na mesma casa do beneficiário, será possível tirar dúvidas a respeito do cadastro.
De qualquer forma, o recomendado é comparecer em uma unidade do CRAS para abrir a solicitação.
Em quanto tempo sai o resultado do LOAS?
Com relação ao tempo para o benefício LOAS ser aprovado, o CRAS tem até 90 dias para realizar a análise dos documentos e do pedido do benefício de prestação continuada. Mas nem todos os benefícios duram este tempo para análise, como a pensão por morte, que deve ser analisada em até 30 dias.
Quem pode fazer empréstimo consignado pelo BPC/LOAS?
O direito de empréstimo consignado via BPC/LOAS é endereçado aos cidadãos com mais de 65 anos e às pessoas que possuem deficiência e comprovem obter baixa renda.
A decisão que confirma a constitucionalidade do empréstimo consignado aos cidadãos que recebem BPC/LOAS foi recentemente aprovada pelo STF, Supremo Tribunal Federal, portanto vale para todo o país.