Brasil

Como emitir nova Carteira de Identidade no Pará: passo a passo para agendar online

Saiba onde e como agendar para fazer a sua Carteira de Identidade no Pará

Modelo de como é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)  (Governo Federal / Divulgação )

Modelo de como é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) (Governo Federal / Divulgação )

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 21h00.

Mora no Pará e ainda não possui a sua CIN? Saiba que o estado já está disponibilizando, desde janeiro de 2024, o agendamento para que os cidadãos possam ter a nova Carteira de Identidade. 

Feito o agendamento, é preciso ir presencialmente ao local marcado e, após realizar todo o processo do novo documento e coleta da biometria, o cidadão terá a CIN em mãos em até 10 dias úteis. Confira o passo a passo para agendar online a emissão da sua Carteira de Identidade no Pará e veja quais são os documentos obrigatórios para realizar essa solicitação. 

O que é a Carteira de Identidade Nacional?

A Carteira de Identidade Nacional, conhecida como CIN, é um documento de identificação civil que vem sendo implementado no Brasil e tem o objetivo de reunir todos os dados do cidadão em um só lugar

Até 2032, a CIN será o documento oficial do brasileiro, que passa a ser identificado apenas com o seu número de CPF, dispensando o RG e demais meios de identificação. 

Além disso, a CIN traz mais segurança tanto para quem porta o documento, como também para quem verifica. Ela possui vários elementos gráficos que dificultam a falsificação e demais fraudes. Não significa que os outros documentos não sejam válidos por enquanto, é apenas uma forma de padronização dos dados dos brasileiros. 

Como agendar a Carteira de Identidade Nacional no Pará?  

Assim como era com a emissão do RG, é a Polícia Civil do Estado do Pará o órgão responsável pelo agendamento e emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Veja o passo a passo: 

  1. Entre no site da Polícia Civil do Estado do Pará
  2. Na aba principal, clique na opção “Serviços”; 
  3. Depois acesse “Agendamento da Emissão da Carteira de Identidade”;
  4. Você terá acesso a uma lista de postos que oferecem o serviço. Clique em “Fazer o agendamento online”;
  5. Preencha as informações solicitadas e escolha o seu agendamento. 

Vale lembrar que alguns postos de atendimento não possibilitam que você escolha o dia, e o agendamento é feito automaticamente. Já outras unidades podem apresentar flexibilidade e mais opções de dia e horário. 

Se for a primeira vez que você está solicitando a CIN, o serviço é gratuito. Caso seja a segunda via, no próprio agendamento será emitido um boleto que deve ser pago antes de comparecer no horário marcado.

Documentos para obter a nova carteira de identidade 

Para obter a CIN no Pará, a sua certidão de nascimento ou casamento, número de CPF são documentos obrigatórios para emitir a nova Carteira de Identidade. Lembre-se que eles precisam estar em bom estado, sem rasgos ou rasuras. 

É obrigatório ter a nova carteira de identidade? 

Ainda não é obrigatório ter a Carteira de Identidade Nacional, visto que o RG e demais documentos seguem válidos no território nacional. Entretanto, o documento se torna obrigatório a partir de 2032. Desta forma, os brasileiros têm os próximos anos para se adequar a essa nova forma de identificação. 

O que muda com a CIN? 

Além de ser um documento de identificação que também tem a versão digital além da impressa, levando em consideração que se torna obrigatório a partir de 2032, o que muda com a CIN é que ela chega para substituir o RG e o CPF se torna o único número de identificação do brasileiro. 

No momento, estamos passando por uma transição, e os cidadãos têm até 2032 para tirar o documento e aposentar o RG, que é o meio de identificação mais usado hoje.

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022