Brasil

Como emitir a nova Carteira de Identidade no RS: passo a passo para agendar online

Os gaúchos já podem solicitar a CIN. Veja como fazer

Modelo de como é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)  (Governo Federal / Divulgação )

Modelo de como é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) (Governo Federal / Divulgação )

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 07h00.

Última atualização em 11 de setembro de 2024 às 16h42.

Já está com a sua Carteira de Identidade Nacional em mãos? Apesar do uso do documento só se tornar obrigatório daqui há alguns anos, os estados brasileiros já estão emitindo o novo documento, incluindo o Rio Grande do Sul. 

 

O processo para obter a CIN é bem simples e gratuito. Para agendar a emissão da nova Carteira de Identidade no Rio Grande do Sul, basta acessar o site do Estado e seguir o passo a passo que a EXAME te ensina aqui. 

O que é a Carteira de Identidade Nacional?

Batizada como  CIN, a Carteira de Identidade Nacional é um novo documento, lançado pelo Governo Federal, que serve como identificação civil do cidadão. Hoje, o brasileiro possui dois principais códigos de identificação: o RG e o CPF. Com a CIN,  o CPF passa a ser o único número de identidade, dispensando o uso do RG. 

 

Além disso, a CIN traz mais segurança tanto para quem porta o documento, como também para quem verifica. Ela possui vários elementos gráficos que dificultam a falsificação e demais fraudes.

Como agendar a Carteira de Identidade Nacional no Rio Grande do Sul?  

O Estado do Rio Grande Do Sul disponibiliza vários postos de atendimento espalhados em diferentes regiões para a emissão da CIN. Em alguns lugares, o atendimento só é feito mediante agendamento. Em outros, é possível solicitar o documento pela ordem de chegada no local. 

 

Aqui você confere a relação completa de Postos de Atendimento para emissão da CIN e a forma de agendar. Na maioria das unidades do RS é necessário fazer o agendamento online. Para isso, confira o tutorial: 

 

  1. Acesse o site https://www.rs.gov.br/inicial;
  2. Na página inicial, em “Serviços em destaque”, clique em “Solicitar a Carteira de Identidade”; 
  3. Uma nova página se abrirá. Selecione a cidade que deseja ser atendido, unidade na cidade, data e local; 
  4. Clique em “continuar” e preencha as informações pessoais solicitadas, como nome completo, RG/CPF, nome completo da mãe, telefone e e-mail;
  5. Clique em “confirmar agendamento”. 

 

Depois disso, é só comparecer a unidade escolhida com os documentos necessários e finalizar a sua solicitação. 

Documentos para obter a nova carteira de identidade 

No Rio Grande do Sul, os documentos necessários para tirar a CIN são os mesmos para primeira e segunda via. Só é necessário a certidão de nascimento ou casamento e, para casos especiais, como naturalizados, separados, filhos de pai ou mãe nascidos no exterior, é preciso apresentar os documentos equivalentes. 

 

Vale lembrar que as versões precisam ser originais, legíveis e em bom estado, ou então autenticada por tabelionato. 

É obrigatório ter a nova carteira de identidade? 

A CIN só passa a ser obrigatória em todo o território nacional em 2032. Após esse período, o uso do RG será descontinuado e a Carteira de Identificação Nacional será o documento oficial de todo o brasileiro. 

O que muda com a CIN? 

A principal mudança com a chegada da CIN é que ela substitui o RG, sendo o CPF o único número de identificação do cidadão. 

 

Para além disso, a Carteira de Identidade Nacional também pode ser usado na versão digital, e pode ser unificado com outros documentos comuns dos cidadãos, como a Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, número do PIS, Previdência Social, Título de Eleitor, Cartão Nacional de Saúde e demais documentos. 

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói

Vai ter greve no Metrô de SP? Sindicato se mobiliza contra PDI e terceirizações

Diálogo de Lula com partidos de centro 'embola o jogo' nas eleições, diz Motta