Brasil

Guerra cambial de Mantega é destaque na imprensa internacional

Financial Times e The Wall Street Journal publicaram reportagens sobre a guerra câmbial entre países

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: mundo vive uma guerra cambial (.)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: mundo vive uma guerra cambial (.)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2010 às 17h21.

São Paulo - As declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o câmbio ecoaram na imprensa internacional. Tanto o Financial Times quanto o The Wall Sreet Journal trazem nesta terça-feira reportagens sobre a "guerra cambial" entre países.

"Todos já estavam pensando nisto, mas Guido Mantega, o ministro brasileiro da Fazenda, foi um dos poucos políticos a admitirem isso publicamente", diz a reportagem do Financial Times.

"Sua afirmação de que há uma guerra acontecendo segue a recente escalada da intervenção competitiva nos mercados de câmbio, com armas pesadas e graves se chocando", continua o texto.

Na última segunda-feira, Mantega disse que o mundo vive atualmente uma "guerra cambial" que ameaça a competitividade brasileira no comércio internacional. Ele também afirmou que o Brasil tinha armas para usar nessa guerra.

Em sua reportagem, o Wall Street Journal salienta que as declarações do ministro Guido Mantega se dão por conta de uma forte apreciação do real frente ao dólar nos últimos anos, o que tornou a questão cambial uma das principais preocupações do governo.

"Há uma abundância de razões internas para a moeda ter se valorizado, incluindo uma economia em expansão, altas taxas de juros e uma recente onda de títulos de empresas brasileiras e emissões de ações", diz o texto, que lembra ainda os 67 bilhões de dólares levantados pela Petrobras durante seu processo de capitalização na semana passada.

O Financial Times traz ainda uma breve análise para o cenário global. "Esse cenário otimista ignora a confusão que pode surgir quando todos os países intervêm contra a sua própria moeda nos mercados cambiais, transmitindo um espírito de competição, em vez de cooperação", diz o texto.

Rádio EXAME: Medidas cambiais ainda são inócuas, diz empresário

Leia mais notícias sobre câmbio

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter 

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEmpresasFinancial TimesGuido MantegaJornaisPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosWall Street Journal

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP