Brasil

Greve em 5 aeroportos provoca impacto reduzido em voos

Paralisações ocorreram nos aeroportos de Brasília, Salvador e Fortaleza e nos terminais internacionais de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro

Aeroporto de congonhas (Wikimedia Commons)

Aeroporto de congonhas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 13h00.

Rio de Janeiro - A greve dos aeroviários em cinco aeroportos do país causou poucos atrasos nos voos programados para esta sexta-feira, às vésperas do Natal.

As paralisações ocorreram a partir da tarde de quinta-feira nos aeroportos de Brasília, Salvador e Fortaleza e nos terminais internacionais de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, onde os grevistas já aceitaram normalizar suas atividades.

De acordo com a Infraero, apenas 9,5% dos 1.542 voos domésticos e 13,2% dos 106 voos internacionais programados até às 14h desta sexta-feira registraram atrasos de mais de meia hora.

Os maiores índices de atraso no país foram registrados nos aeroportos de Belo Horizonte (22,2%), Brasília (20%) e Fortaleza (16,3%). No Rio de Janeiro (8,6%) e em Salvador (8,6%), a taxa foi inferior à da média nacional.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mesmo com as paralisações parciais, o número de atrasos é normal para esta época do ano.

As ameaças de greve geral fracassaram devido à divisão dos sindicatos. Enquanto o sindicato dos funcionários que trabalham nos aviões aceitou um aumento salarial de 6,5% oferecido pelas companhias aéreas, o dos trabalhadores em terra rejeitou.

A Infraero calcula que cerca de 16 milhões de passageiros embarcarão nos aeroportos brasileiros em dezembro, com um crescimento de 13,6% com relação a dezembro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoGrevesSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado