Brasil

'Grande perigo': chuvas fazem Inmet emitir alertas para cidades do litoral de SP e RJ

Alerta foi emitido para as regiões do litoral norte do Estado de São Paulo e para municípios litorâneos do sul do Rio de Janeiro

Chuvas fortes: Inmet emite alerta de possibilidade de grandes chuvas, alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Chuvas fortes: Inmet emite alerta de possibilidade de grandes chuvas, alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 9 de dezembro de 2023 às 11h43.

Última atualização em 9 de dezembro de 2023 às 11h52.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira, 8, alertas de "perigo" e "muito perigo" para cidades localizadas no litoral norte do Estado de São Paulo e para municípios litorâneos do sul do Rio de Janeiro. Os avisos foram feitos por conta da possibilidade de fortes chuvas que podem cair na região, considerada uma área de risco para episódios de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O alerta de "perigo" (cor laranja) do instituto vale para as seguintes cidades:

  • Caraguatatuba;
  • Ilhabela;
  • Natividade da Serra;
  • São Luiz do Paraitinga;
  • Ubatuba

Essas localidades podem ser atingidas por um chuva de 30 a 60 mm/h (milímetros por hora) ou ter um acumulado de 50 a 100 mm/dia. O aviso foi iniciado às 16h35 desta sexta e é válido até as 8h deste sábado, 9.

Por conta dos temporais, a região tem o risco de sofrer com alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios conforme o Inmet.

Em fevereiro deste ano, durante o feriado de Carnaval, tempestades no litoral norte paulista provocaram a morte de mais de 60 pessoas e deixaram milhares de vítimas desabrigadas e desalojadas em razão de deslizamentos de terra em morros, locais onde parte da população constrói as suas casas.

Situação no Rio de Janeiro

No litoral sul fluminense, o alerta é de "muito perigo" (cor vermelha) para as cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro. Para essa região, a previsão é de chuva ainda mais intensa, com um volume esperado superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. E, segundo o instituto, "há grandes riscos" dessa região sofrer com alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas.

O órgão orienta para que as pessoas que moram, ou que estejam nessa área nesse final de semana, desliguem os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia; que permaneçam em locais abrigados; e que observem as encostas e para evitar enfrentar o mau tempo.

No caso de inundações, o conselho do Inmet é "proteger os pertences envoltos em sacos plásticos". Para mais informações ou dúvidas, deve-se acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuvas em São Paulo

Em nota, a Defesa Civil de São Paulo também fez um alerta para chuvas em todo o Estado, entre esta sexta e domingo, 10. O litoral norte, segundo o órgão, pode ter um acumulado de 150 mm de chuva - superior ao esperado pelo Inmet.

A região metropolitana de São Paulo (80mm) e a Baixada Santista (90mm) também podem sofrer com as chuvas intensas neste final de semana que, segundo a Defesa Civil, são efeitos da "passagem de uma frente fria" que criará as condições para as precipitações volumosas na faixa leste do Estado.

Acompanhe tudo sobre:Chuvas

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR