Brasil

Governo vai estudar ampliação do horário de verão neste ano

Horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, em princípio, acabaria no dia 22 de fevereiro

Horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, em princípio, acabaria no dia 22 de fevereiro. (Arquivo/Agência Brasil)

Horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, em princípio, acabaria no dia 22 de fevereiro. (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2015 às 09h29.

Brasília - O aumento do período do Horário de Verão por mais um mês é uma das alternativas que estão sendo estudadas pelo governo para diminuir o consumo de energia neste ano.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, uma reunião na próxima quinta-feira (12), com a presença de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Empresa de Pesquisa Energética vai discutir se o prazo do horário diferenciado deverá ou não ser ampliado.

O horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, em princípio, acabaria no dia 22 de fevereiro.

O principal objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado a partir das 18h, aproveitando melhor a luminosidade natural.

Um dos argumentos que será debatido pelos técnicos é o deslocamento que vem sendo verificado neste horário de maior consumo de energia, que ultimamente tem sido registrado por volta de 14h. Neste caso, a prorrogação do Horário de Verão não seria necessária.

Segundo o Ministério, não há, em princípio, uma predisposição do governo em ampliar o período de vigência do Horário de Verão, esta é apenas uma das alternativas que está em estudo, mas não há nada definido.

No início do Horário de Verão deste ano, a estimativa do governo era de uma economia de R$ 278 milhões com geração de energia térmica no horário de pico. Na edição anterior a economia foi R$ 405 milhões. 

Acompanhe tudo sobre:GovernoHorário de verão

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP