Brasil

Governo de SP vai apresentar projetos de trens da capital até Santos e São José dos Campos

Outros planos da administração são dois VLTs com trajeto pelas cidades de Campinas, Hortolândia e Sumaré, com acesso ao Aeroporto de Viracopos

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de maio de 2024 às 12h49.

Última atualização em 23 de maio de 2024 às 13h06.

O governo de São Paulo discutirá na tarde desta quinta-feira, 23, quatro novos projetos de mobilidade urbana durante a reunião do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI). Durante a reunião, deve ser aprovada a contratação de estudos para dois novos Trens Intercidades (TIC), um ligando a capital até São José dos Campos, e o outro até Santos, no litoral.

Além disso, também devem ser liberados os estudos para dois novos VLTs (veículo leve sobre trilho) no interior do estado. Um deles é o VLT Campinas-Hortolândia-Sumaré, que dará acesso ao Aeroporto Viracopos. Atualmente, só é possível chegar até o local de carro ou de ônibus.

O outro VLT ligará Sorocaba até Iperó, município vizinho. Esta reunião é a primeira etapa dos projetos, que dependem de autorização para contratação dos estudos. Depois disso, o próximo passo é a contratação do o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o que deve ser feito nos próximos meses.

O primeiro projeto de Trem Intercidades de São Paulo é o que ligará Campinas até a capital. O modal foi licitado em fevereiro, e quem levou a concessão foi o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos,
que é formado pela Comporte Participações junto com a chinesa CRRC Sifang. O governo estima que a operação comece em 2031. Outro projeto que já está com os estudos em andamento é o TIC Sorocaba.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloMobilidadeTransporte de passageirosTrens

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos