Exame Logo

Governo libera R$ 102,8 mil para combater sarampo em Pacaraima

Com a entrada de milhares de venezuelanos no Brasil, cidade tem surto de sarampo; recursos serão usados para implementar ações de vigilância epidemiológica

Vacinação: Foi solicitado que a Suprema Corte determine ao governo federal a implementação de barreiras sanitárias a fim de evitar epidemias de sarampo, malária e outras doenças na região (Joe Raedle/AFP)
AB

Agência Brasil

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 15h04.

Portaria do Ministério da Saúde , publicada hoje (24) no Diário Oficial da União, autoriza o repasse de R$ 102.834 do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde de Pararaima (RR), com o objetivo de auxiliar no combate ao surto de sarampo na região.

Os recursos serão usados para a implementação de ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, imunizações e para educação em saúde.

Veja também

A preocupação com o surto de sarampo na cidade, em meio à entrada de milhares de venezuelanos no Brasil, foi uma das argumentações apresentadas pelo governo de Roraima , no novo pedido de fechamento da fronteira, encaminhado no dia 20 ao Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido já foi contestado pela Advocacia-Geral da União e, agora, aguarda decisão da Justiça.

No pedido de liminar feito pelo estado ao STF, foi solicitado que a Suprema Corte determine ao governo federal a implementação de barreiras sanitárias a fim de evitar epidemias de sarampo, malária e outras doenças. Também foi pedida a manutenção de hospitais de campanha do Exército e o envio dos venezuelanos a outros estados.

Acompanhe tudo sobre:RoraimaSarampoSaúde

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame