Brasil

Governo irá leiloar concessões de 3 hidrelétricas da Cemig

Um leilão de hidrelétricas já em operação nesses moldes foi realizado em novembro do ano passado, quando o governo arrecadou cerca de 17 bilhões de reais


	Leilões: um leilão de hidrelétricas já em operação nesses moldes foi realizado em novembro do ano passado, quando o governo arrecadou cerca de 17 bilhões de reais
 (Divulgação/AES Brasil)

Leilões: um leilão de hidrelétricas já em operação nesses moldes foi realizado em novembro do ano passado, quando o governo arrecadou cerca de 17 bilhões de reais (Divulgação/AES Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2016 às 13h46.

Brasília - O governo brasileiro prevê leiloar no segundo semestre de 2017 as hidrelétricas de São Simão, Miranda e Volta Grande, segundo documento divulgado nesta terça-feira sobre um amplo programa de licitações do presidente Michel Temer.

As três concessões são da mineira Cemig, cujos contratos venceram ou estão para vencer. Com as licitações, o governo poderia arrecadar cerca de 10 bilhões de reais, segundo disseram à Reuters anteriormente fontes próximas às discussões.

A concessão de São Simão (MG/GO), de 1,7 mil megawatts, venceu no começo de 2015; a de Miranda (MG), de 408 MW, termina em dezembro deste ano; e Volta Grande (MG), de 380 MW, tem a concessão vencendo em fevereiro de 2017.

Um leilão de hidrelétricas já em operação nesses moldes foi realizado em novembro do ano passado, quando o governo federal arrecadou cerca de 17 bilhões de reais em outorgas pela concessão de 29 usinas.

Os recursos obtidos com a venda da concessão dessas usinas podem ajudar nas contas do governo em 2017.

Ainda no setor, elétrico, o governo federal pretende leiloar a partir do segundo semestre de 2017 seis distribuidoras que estão sob controle da Eletrobras, segundo cronograma do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) divulgado nesta terça-feira.

A previsão é realizar os leilões da Amazonas Energia, Boa Vista Energia, Companhia de Eletricidade do Acre, Companhia Energética de Alagoas e Companhia de Energética do Piauí.

Já a Centrais Elétricas de Rondônia deve ser levada a leilão no primeiro semestre de 2018.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaGovernoHidrelétricasLeilõesMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado