Brasil

Governo edita MP que cria programa de internet em escolas públicas

Programa Internet Brasil vai promover acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica

Objetivo é ampliar a participação dos alunos em atividades pedagógicas não presenciais (Alexandre Battibugli/Exame)

Objetivo é ampliar a participação dos alunos em atividades pedagógicas não presenciais (Alexandre Battibugli/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de dezembro de 2021 às 12h25.

Última atualização em 8 de dezembro de 2021 às 12h35.

O governo federal editou medida provisória que institui o Programa Internet Brasil, que tem a finalidade de promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. A MP está publicada na edição desta quarta-feira, 8, do Diário Oficial da União (DOU).

  • Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral de 2022? Assine a EXAME e fique por dentro

Segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, o objetivo é ampliar a participação dos alunos em atividades pedagógicas não presenciais, contribuir para a ampliação do acesso à internet e inclusão digital das famílias dos alunos e apoiar as políticas públicas que necessitem de acesso à internet para a sua implementação, incluídas as ações de Governo Digital.

De acordo com a MP, a promoção do acesso gratuito à internet poderá ser realizada por intermédio da disponibilização de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso, além de poder ser concedido a diferentes alunos integrantes da mesma família.

Caberá ao Ministério das Comunicações gerir e coordenar as ações monitorar e avaliar os resultados, assegurar a transparência na divulgação das informações e estabelecer as características técnicas e a forma de disponibilização do serviço de acesso gratuito à internet em banda larga móvel. O Ministério da Educação dará o apoio na gestão, no monitoramento e na avaliação do Programa.

A Secretaria Geral informou que o programa será implementado de forma gradual, conforme disponibilidade orçamentária e financeira. A MP diz ainda que órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal poderão aderir ao Programa Internet Brasil, celebrando assim instrumento próprio, se houver repasse ou transferência de recursos financeiros.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEscolasGoverno BolsonaroInternet

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado