Acompanhe:

Governo do Rio anuncia compra de 5 milhões de doses de vacina contra covid-19

Negociação ainda está em andamento e marca do imunizante não foi revelada

Modo escuro

Continua após a publicidade
Teresinha Conceição recebe a vacina contra o coronavírus Sinovac (COVID-19) na estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Brasil, 18 de janeiro de 2021.  (Ricardo Moraes/Reuters)

Teresinha Conceição recebe a vacina contra o coronavírus Sinovac (COVID-19) na estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Brasil, 18 de janeiro de 2021. (Ricardo Moraes/Reuters)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de março de 2021 às, 09h41.

Última atualização em 14 de março de 2021 às, 11h32.

O governo do Estado do Rio decidiu comprar 5 milhões de doses de vacina contra a covid-19, em um gasto estimado de até R$ 300 milhões. Mas a negociação não foi concluída e, por enquanto, nem a marca do imunizante foi definida - o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), quer priorizar o fabricante que puder entregar mais rapidamente as doses. A intenção de compra foi confirmada ao Estadão na noite deste sábado (13) pela assessoria de imprensa do governo do Estado.

A negociação será coordenada pelo Comitê Estadual para a aquisição de vacinas, criado na sexta-feira (12) e composto pelo governador, pelo procurador-geral do Estado, Bruno Teixeira Dubeux, pelo controlador-geral do Estado, Francisco Ricardo Soares, e pelos secretários estaduais de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e da Casa Civil, Nicola Moreira Miccione.

O decreto que criou esse comitê também autorizou o Estado do Rio a firmar parcerias com municípios e demais entes federativos para a aquisição de vacinas e insumos necessários ao combate à pandemia de Covid-19.

No Twitter, o governador em exercício escreveu, na noite deste sábado: "Vamos ter vacinas! Agradeço toda (sic) população fluminense pela compreensão e colaboração nesse momento que estamos enfrentando. Sabemos que não está sendo fácil, mas tenho certeza que com diálogo, parceria e ajuda de todos, vamos conseguir passar por essa fase!". Horas antes, Castrou havia publicado: "Fiquei em contato durante toda a manhã com secretários, prefeitos e governadores para tratar da compra de vacinas. Seguimos analisando de perto os números da covid fornecidos pela Secretaria de Saúde, discutimos sobre as medidas preventivas e sabemos que esta hora é de união."

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Castro vinha dizendo confiar no Plano Nacional de Imunização, iniciativa do Ministério da Saúde. Mas na última sexta-feira, depois que duas leis autorizaram a compra de imunizante pelos Estados, o governador do Rio anunciou que tentaria comprar doses de vacinas sem a intermediação do governo federal.

Na próxima segunda-feira (15) o governador deve anunciar mais detalhes sobre a compra dessas doses de vacina.

Últimas Notícias

Ver mais
Dengue: sem saneamento, Brasil vira destaque negativo e Aedes aegypti avança
ESG

Dengue: sem saneamento, Brasil vira destaque negativo e Aedes aegypti avança

Há 11 horas

Governador do Rio pede nova prorrogação da Força Nacional no estado
Brasil

Governador do Rio pede nova prorrogação da Força Nacional no estado

Há 14 horas

Quem é quem no assassinato de Marielle Franco? Entenda o andamento do caso na Justiça
Brasil

Quem é quem no assassinato de Marielle Franco? Entenda o andamento do caso na Justiça

Há um dia

Eleições 2024: quem são os pré-candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro?
Brasil

Eleições 2024: quem são os pré-candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro?

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais