Brasil

Governo debate mudanças em benefícios com sindicalistas

Encontro, que terá a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, deverá ocorrer na segunda quinzena deste mês


	Encontro, que terá a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto (foto), deverá ocorrer na segunda quinzena deste mês
 (José Cruz/Agência Brasil)

Encontro, que terá a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto (foto), deverá ocorrer na segunda quinzena deste mês (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2015 às 07h32.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - Após anunciar medidas que alteram o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários como o seguro-desemprego, abono salarial e auxílio-doença, o governo pretende se reunir com lideranças do movimento sindical para debater as mudanças.

O encontro, que terá a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, deverá ocorrer na segunda quinzena deste mês.

De acordo com nota divulgada à imprensa pela Secretaria-Geral, a reunião servirá para o governo “esclarecer e discutir com os dirigentes” as medidas.

Ainda segundo a assessoria da pasta, Rossetto afirmou que não haverá redução dos direitos dos trabalhadores e as medidas visam a corrigir distorções e garantir a manutenção de políticas de proteção social.

No dia 30 de dezembro, duas medidas provisórias foram enviadas ao Congresso Nacional definindo algumas mudanças nos benefícios.

Para solicitar o seguro-desemprego pela primeira vez, por exemplo, o trabalhador precisa ter vínculo com a empresa por pelo menos 18 meses. Antes o prazo era de seis meses. O objetivo é incentivar que as pessoas busquem se inserir no mercado, diz o governo.

Na ocasião, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que as alterações estavam sendo aplicadas após discussão com as centrais sindicais, e que uma mesa de negociação seria mantida permanentemente. As entidades, no entanto, criticaram as medidas, como por exemplo a Força Sindical.

Acompanhe tudo sobre:Seguro-desempregoGovernoPrevidência Social

Mais de Brasil

7 de Setembro: Flávio Bolsonaro realiza ato na Paulista com Tarcísio, Nikolas e Michelle

7 de Setembro: Lula mantém agenda institucional e participa de desfile em Brasília

Lula em Brasília e Flávio Bolsonaro em SP: como será o 7 de Setembro dos candidatos

Lula volta a defender soberania e diz que Brasil não deve ‘baixar a cabeça’ para estrangeiros