Brasil

Especialistas vão checar número por número do PNAD

Grupo será responsável por avaliar os dados divulgados pelo IBGE e identificar “a eventual necessidade de revisão” dos números


	 Ministra do Planejamento, Miriam Belchior: prazo para a conclusão dos trabalhos de revisão será dois meses
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Ministra do Planejamento, Miriam Belchior: prazo para a conclusão dos trabalhos de revisão será dois meses (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 14h16.

Brasília - Portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicada hoje (23) no Diário Oficial da União cria uma comissão de especialistas para avaliar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

De acordo com o texto, o grupo, composto por cinco integrantes, será responsável por avaliar os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e identificar “a eventual necessidade de revisão” dos números.

Ainda segundo a portaria, o prazo para a conclusão dos trabalhos de revisão será dois meses, podendo ser prorrogado por ato da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

Na última sexta-feira (19), o IBGE informou que houve erro em alguns dos resultados divulgados na Pnad no dia anterior. O índice de Gini, por exemplo, que mede a desigualdade no país, estava em 0,496 em 2012 e, em 2013, caiu para 0,495, indicando redução da desigualdade social. No entanto, inicialmente, havia sido divulgado um índice de 0,498, o que mostraria aumento da desigualdade.

O diretor de Pesquisa do instituto, Roberto Luís Olinto Ramos, argumentou que todos os dados puros da Pnad estão corretos, mas que houve um erro técnico que superestimou a população das regiões metropolitanas do país, o que influenciou em outros dados, como o índice de Gini.

A presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, pediu desculpas a toda a sociedade pelo erro, mas afirmou que, do ponto de vista significativo, os resultados não mudaram substancialmente.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIBGEMinistério do PlanejamentoPNAD

Mais de Brasil

Detentos fazem rebelião e incendeiam presídio em Franco da Rocha, na Grande SP

Convenções em SP começam neste sábado com indefinições

Artefatos indígenas retidos na França retornam ao Brasil

Convenções começam neste sábado com oficialização de candidaturas de Boulos, Paes e Fuad

Mais na Exame