Brasil

Minas sanciona lei que libera venda de cerveja em estádios

A lei permite a venda e o consumo dos produtos desde a abertura dos portões para acesso ao público até o final do intervalo entre o primeiro e o segundo tempo


	A comercialização da bebida já está liberada para a partida entre Cruzeiro e Palmeiras, no próximo domingo, no Mineirão
 (Renato Cobucci/ Imprensa MG)

A comercialização da bebida já está liberada para a partida entre Cruzeiro e Palmeiras, no próximo domingo, no Mineirão (Renato Cobucci/ Imprensa MG)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2015 às 13h31.

Belo Horizonte - O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), sancionou o projeto de lei 1.334/15, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que libera a venda e o consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol mineiros em dias de jogos.

O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira. Com a sanção, a comercialização da bebida já está liberada para a partida entre Cruzeiro e Palmeiras, no próximo domingo, no Mineirão.

O texto havia sido aprovado, em segundo turno, na Assembleia Legislativa do Estado, no último dia 14.

A lei permite a comercialização e o consumo dos produtos desde a abertura dos portões para acesso ao público até o final do intervalo entre o primeiro e o segundo tempo.

Mas caberá ao gestor do estádio definir os locais onde a venda e o consumo de bebidas serão permitidos, vedados arquibancadas e cadeiras.

Na ocasião da votação do projeto de lei houve polêmica sobre ao assunto. O deputado Cabo Júlio (PMDB) defendeu que a proposição incentiva associação do uso das bebidas alcoólicas e direção, já que muitos vão ao estádio dirigindo seus veículos.

Na mesma linha, os deputados Vanderlei Miranda (PMDB) e Leo Portela (PR) se disseram contrários à matéria. Para ambos, trata-se de um retrocesso, tendo em vista que o álcool estimula os torcedores violentos.

Os deputados Antônio Jorge (PPS) e Rogério Correia (PT) também lamentam a proposição, por entenderem que se trata de associar a imagem da cerveja ao esporte, que atrai as pessoas desde a infância.

Entretanto, o líder do governo na assembleia, o deputado Durval Ângelo (PT), disse, na época, que o projeto de lei não fere o Estatuto do Torcedor (Lei 12.299/2010), já que a cerveja foi liberada nos jogos da Copa do Mundo e que em Estados como Bahia e Rio Grande do Sul a comercialização das bebidas continua nos estádios.

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasEstádios

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp