Brasil

Goiás Velho fica em alerta por causa da chuva

Estimativa da Defesa Civil é que cerca de 2 mil pessoas vivam e trabalhem na região que poderá ser desocupada em caso de alagamento

Defesa Civil elaborou um plano de evacuação de parte do centro histórico. Previsão é que chova na região até sexta-feira (6)

Defesa Civil elaborou um plano de evacuação de parte do centro histórico. Previsão é que chova na região até sexta-feira (6)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 18h01.

Brasília - A cidade de Goiás Velho (GO), a 142 quilômetros de Goiânia, está em estado de alerta por causa das chuvas que atingem a região. A Defesa Civil elaborou um plano de evacuação de parte do centro histórico, caso o volume de água do Rio Vermelho suba além do esperado.

A estimativa da Defesa Civil é que cerca de 2 mil pessoas vivam e trabalhem na região que poderá ser desocupada em caso de alagamento. “É uma região turismo e de comércio, com bancos, hotéis e lojas”, disse o major da Defesa Civil, Jailton Figueiredo.

No momento, o nível do rio está dentro da normalidade. “É um rio que, por ser perto da cabeceira, ganha volume muito rápido, mas também perde volume com a mesma rapidez”, explicou o major Jailton.

Há dez anos, Goiás Velho ganhou o título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Um mês depois de ter recebido o título, a cidade enfrentou uma das maiores enchentes de sua história. A casa onde viveu a poetisa Cora Coralina e mais quarenta casarões tombados sofreram danos sérios. A destruição atingiu ainda lojas, calçadas, postes e pontes da cidade.

No ano passado, uma nova cheia deixou mais de 100 pessoas desalojadas, algumas casas danificadas e provocou a interdição de oito pontes por risco de desabamento.

A previsão é que chova na região, pelo menos, até sexta-feira (6).

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisChuvasEnchentesGoiás

Mais de Brasil

Camilo Santana deixará governo em abril para apoiar reeleição de Elmano no Ceará

CPI do INSS adia depoimento de Vorcaro para depois do carnaval

Câmara aprova pacote de reajustes e criação de cargos com impacto de R$ 4,3 bi

Senado aprova MP que cria o programa Gás do Povo; texto vai para sanção de Lula