Brasil

Fiocruz confirma primeiro caso da variante ômicron no Rio de Janeiro

Amostra é de mulher de 27 anos, residente dos Estados Unidos, que desembarcou no Brasil há uma semana

Rio: nada muda na cidade em termos de protocolos contra a covid-19, informa o secretário de Saúde (Erlon Silva - TRI Digital/Getty Images)

Rio: nada muda na cidade em termos de protocolos contra a covid-19, informa o secretário de Saúde (Erlon Silva - TRI Digital/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 12h46.

Última atualização em 20 de dezembro de 2021 às 12h51.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou no início da tarde desta segunda-feira o primeiro caso da variante ômicron do coronavírus no Rio de Janeiro, após exames de sequenciamento genômico. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a amostra é de uma mulher de 27 anos, residente de Chicago, nos Estados Unidos, e que buscou atendimento em unidade de saúde municipal assim que chegou ao Brasil, na segunda-feira passada.

A paciente está com sintomas leves, sob o monitoramento da Vigilância Municipal do Rio de Janeiro, e em isolamento domiciliar desde o dia 13, quando desembarcou no país. Todos os contactantes rastreados testaram negativo, informa a prefeitura. Ela está vacinada com duas doses da vacina contra a covid-19, mas ainda não recebeu o reforço.

Nada muda na cidade em termos de protocolos contra a covid-19, informa Soranz. Ainda segundo o secretário, como os contatos imediatos da paciente não foram diagnosticados com a doença, o caso dela é um caso isolado, não se tratando, portanto, de transmissão comunitária.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroCoronavírusPandemia

Mais de Brasil

Aeroportos brasileiros superam 120 milhões de passageiros em 2025

STF torna ré mulher que hostilizou Flávio Dino em avião no Maranhão

São Paulo avança para estrear modelo inédito de licitação no Brasil

Cerca de um terço dos cursos de medicina do país tiveram desempenho ruim no Enamed