Brasil

FHC declara voto em Lula por 'democracia e inclusão social'

A declaração de Fernando Henrique Cardoso ocorre um dia após o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL)

A publicação é acompanhada de duas fotos de FHC com o petista, uma antiga, da época em que disputavam eleições (Lula/Divulgação)

A publicação é acompanhada de duas fotos de FHC com o petista, uma antiga, da época em que disputavam eleições (Lula/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de outubro de 2022 às 12h01.

Última atualização em 5 de outubro de 2022 às 12h02.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarou voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial. Em anúncio nas redes sociais, o tucano afirmou que vota "por uma história de luta pela democracia e inclusão social". A publicação é acompanhada de duas fotos de FHC com o petista, uma antiga, da época em que disputavam eleições um contra o outro, e uma atual, de quando se encontraram no ano passado.

Às vésperas do primeiro turno, o ex-presidente tucano lançou nota recomendando o voto em quem defende "a democracia e o combate à pobreza e a desigualdade social". Naquela ocasião, ele não citou o petista nominalmente. A candidata oficialmente apoiada pelo PSDB na primeira rodada do pleito era a senadora Simone Tebet (MDB).

A declaração de Fernando Henrique Cardoso ocorre um dia após o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O acordo foi mal recebido pelo partido e criticado por tucanos históricos, como Aloysio Nunes. A legenda liberou os diretórios estaduais para apoiarem qualquer um dos candidatos à sucessão presidencial.

Veja também: 

PT avalia fechar proposta para teto em aceno ao mercado financeiro

Armínio Fraga desiste de anular voto e declara apoio a Lula

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022Fernando Henrique CardosoLuiz Inácio Lula da SilvaPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Zema, Marçal e Caiado: AtlasIntel simula cenários para 2026

Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados

Senado adia votação de texto que tentava 'driblar' proposta do governo de endurecer penas de roubo

Celular Seguro vai mandar mensagens de alerta a celulares roubados mesmo após terem chips trocados