Brasil

IPC-S é o maior desde fevereiro; alimentos destacam-se

Índice fechou 0,14% mais alto do que na semana anterior, a última de novembro

Grupo Alimentação do IPC-S foi o que apresentou a maior alta, subindo em 2,72% (Divulgação/EXAME.com)

Grupo Alimentação do IPC-S foi o que apresentou a maior alta, subindo em 2,72% (Divulgação/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2010 às 07h28.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou para o maior patamar desde fevereiro, pressionada sobretudo pela continuidade da alta dos alimentos.

O indicador avançou 1,14 por cento na primeira prévia de dezembro, após alta de 1 por cento em novembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

"Este foi o maior resultado desde a primeira semana de fevereiro de 2010, quando o índice registrou variação de 1,33 por cento", disse a FGV em nota.

Os preços do grupo Alimentação subiram em ritmo maior, em 2,72 por cento nesta leitura, contra 2,27 por cento na anterior.

"Nesta classe de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: frutas (de alta de 3,95 por cento em novembro para 5,67 por cento na primeira prévia) e adoçantes (de 7,14 para 9,11 por cento)", acrescentou a FGV.

Os de Saúde também pressionaram, com alta de 0,47 por cento na primeira prévia, após 0,39 por cento em novembro.

Já os custos de Vestuário perderam força, subindo 0,76 por cento nesta leitura, ante 1,01 por cento na anterior.

As maiores altas individuais de preços no período foram de alcatra, açúcar refinado, carne moída, contrafilé e filé mignon.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPreçosInflaçãoFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Brasil

Anvisa proíbe produtos de limpeza de duas empresas; veja o que fazer

MP Eleitoral pede ao TSE que barre candidatura de Márcio Canella no RJ

São Paulo tem alerta vermelho para tempestades e ventos de até 90 km/h neste sábado

Decisivas, mulheres seguem com Lula, mas com vantagem quase duas vezes menor que em 2022