Brasil

Famílias pedem que voo do Airbus 330 seja suspenso

Parentes pediram a um tribunal parisiense que ordene que todos os aviões 330 da Airbus fiquem pousados até que os motivos técnicos da queda do vôo 447 sejam conhecidos

Flying Blue, o programa de fidelidade da Air France-KLM, oferece passagens por metade das milhas. (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Flying Blue, o programa de fidelidade da Air France-KLM, oferece passagens por metade das milhas. (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 23h30.

São Paulo - Advogados e especialistas técnicos em aviação que auxiliam as famílias de passageiros alemães que morreram no desastre do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009 matando todos os 228 passageiros e tripulantes, quando voava do Rio de Janeiro a Paris, pediram a um tribunal parisiense que ordene que todos os aviões 330 da Airbus fiquem pousados até que os possíveis motivos técnicos que provocaram o acidente sejam descobertos e as falhas resolvidas, informou a edição online da revista alemã Der Spiegel.

"Nós pedimos que ações apropriadas sejam tomadas para evitar que uma catástrofe semelhante a que ocorreu com o voo 447 se repita de novo", diz a carta apresentada à juíza Sylvie Zimmermann, à qual a Der Spiegel teve acesso.

Na petição, os parentes das vítimas alemãs suspeitam que uma falha em um software no sistema de controle do piloto automático tenha levado ao fracasso dos esforços dos pilotos em retomar o controle da aeronave.

Eles pedem que o tribunal parisiense tome medidas e determine que todos os aviões Airbus 330, bem como os modelos da aeronave similar, o quadrimotor 340, fiquem no solo até que as causas reais do acidente sejam descobertas. Se tal determinação for emitida, mais de mil aviões ficariam fora de serviço.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaAviaçãocompanhias-aereasEmpresas francesasEmpresas holandesasacidentes-de-aviaoAirbusAir France

Mais de Brasil

Aeroportos brasileiros superam 120 milhões de passageiros em 2025

STF torna ré mulher que hostilizou Flávio Dino em avião no Maranhão

São Paulo avança para estrear modelo inédito de licitação no Brasil

Cerca de um terço dos cursos de medicina do país tiveram desempenho ruim no Enamed