Brasil

Falha na Linha Azul do metrô de SP fecha três estações e lota plataformas

Efeitos foram sentidos também na Linha 3-Vermelha, onde os trens circulavam com velocidade reduzida no início da manhã

Falha na Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo testou a paciência de passageiros no horário de pico na manhã desta terça-feira, 22 (Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)

Falha na Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo testou a paciência de passageiros no horário de pico na manhã desta terça-feira, 22 (Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 10h06.

São Paulo - A falha em um equipamento de via na Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo testou a paciência de passageiros no horário de pico na manhã desta terça-feira, 22. Os efeitos foram sentidos também na Linha 3-Vermelha, onde os trens circulavam com velocidade reduzida no início da manhã.

As estações Jabaquara, Conceição e São Judas ficaram fechadas entre 8h e 9h12. Nas redes sociais, usuários se queixavam de trens lotados. Muitos acabaram recorrendo a ônibus e aplicativos de transporte.

A Companhia do Metropolitano chegou a informar que equipes faziam manutenção da via e que não havia previsão de normalização. O serviço começou a ser normalizado, segundo o Metrô, por volta das 9h15.

Por volta das 8h30, as plataformas das estações Carrão e Tatuapé da Linha Vermelha permaneciam cheias. Passageiros gastavam o dobro do tempo, em razão do defeito. Funcionários da companhia informaram que o motivo é um problema em um dos equipamentos de via da estação Jabaquara da Linha 1- Azul.

https://twitter.com/pamrodriguesss_/status/1087680907262218240

https://twitter.com/SPSobreTrilhos/status/1087657214402314241

De acordo com informações do companhia, a falha foi causada por um operador de trem vazio, que, sem autorização, avançou com a composição e danificou um equipamento na via. O dano impedia a circulação dos trens neste trecho, o que impactou toda a linha.

Durante o fechamento das estações, foi solicitado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), serviço municipal de ônibus acionado em casos de emergência.

Acompanhe tudo sobre:Transporte públicoMetrô de São Paulo

Mais de Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói

Vai ter greve no Metrô de SP? Sindicato se mobiliza contra PDI e terceirizações

Diálogo de Lula com partidos de centro 'embola o jogo' nas eleições, diz Motta