Brasil

Ex-preso de Guantánamo deixa Uruguai pelo Brasil

"Não se sabe com que documentação saiu do país" já que "não passou por nenhum registro", disse ao jornal o ministro do Interior do Uruguai


	Guantánamo: Diyab, de origem síria, chegou com outros cinco ex-detentos mediante um acordo entre os Estados Unidos e Uruguai
 (REUTERS/Bob Strong)

Guantánamo: Diyab, de origem síria, chegou com outros cinco ex-detentos mediante um acordo entre os Estados Unidos e Uruguai (REUTERS/Bob Strong)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2016 às 12h13.

Um dos ex-detentos da prisão americana de Guantánamo, que chegaram no Uruguai em 2014, cruzou a fronteira até o Brasil sem os controles de migração, informou nesta quinta-feira o jornal El Observador, que cita fontes oficiais.

Segundo o jornal em sua página na internet, o homem viajou para o Brasil. "Não se sabe com que documentação saiu do país" já que "não passou por nenhum registro", disse ao jornal o ministro do Interior (Segurança), Eduardo Bonomi.

A informação tinha sido gravada por um programa de TV local na noite de quarta-feira e o ministro deu a confirmação oficial.

Diyab, de origem síria, chegou com outros cinco ex-detentos mediante um acordo entre os Estados Unidos e Uruguai. Eles têm status de refugiados no país sul-americano.

Bonomi recordou ao jornal que em função desse status, o cidadão sírio pode sair do país quando quiser, mas sustentou, que o Brasil pode "não recebê-lo legalmente" e enviá-lo de volta para o Uruguai. "É um problema do Brasil", disse ao El Observador.

Diyab nunca se mostrou cômodo com sua situação no Uruguai, onde buscou trazer sua família.

Ele fez diversos atos de protesto em frente à Embaixada dos Estados Unidos em Montevidéu e foi o único dos seis ex-detentos na prisão americana que não assinou o convênio com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) para residir no Uruguai.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaTerrorismoUruguai

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'