Brasil

Ex-presidente da Sete Brasil admite ter recebido propina

Além de Ferraz, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, um dos delatores da Operação Lava Jato, falou sobre propinas na Sete


	A Sete Brasil foi criada pela Petrobras para administrar sondas do pré-sal e tem como sócios bancos e fundos de pensão
 (.)

A Sete Brasil foi criada pela Petrobras para administrar sondas do pré-sal e tem como sócios bancos e fundos de pensão (.)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2015 às 08h31.

O ex-presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz, admite pela primeira vez ter recebido cerca de 2 milhões de dólares em propina de estaleiros que trabalham para a empresa na construção de sondas para explorar o pré-sal. Ferraz confessou a informação por meio de carta enviada à direção da companhia em março deste ano, segundo o jornal Folha de S.Paulo

As “gratificações”, de acordo com o ex-presidente, foram recebidas num “momento de fraqueza”, em que era pressionado por colegas. No entanto, Ferraz não esclarece quem pagou, nem quem o pressionou. 

Além de Ferraz, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, um dos delatores da Operação Lava Jato, falou sobre propinas na Sete. A Petrobras estima que os valores desviados somaram, até agora, 224 milhões de dólares. 

A Sete foi criada pela Petrobras para administrar sondas do pré-sal. Além da estatal, tem sócios como os bancos BTG Pactual, Santander e Bradesco e fundos de pensão estatais como o FI-FGTS. 

Complicações

Em março deste ano, o lobista Guilherme Esteves de Jesus foi acusado de pagar ao menos 8,2 milhões de reais em propina em nome do estaleiro Jurong, cliente da Sete na construção de sondas e um dos maiores grupos do setor do mundo. 

Após ser envolvida nos escândalos de corrupção, a Petrobras cancelou a compra de equipamentos da Sete Brasil, que tinha planos de investir mais de 25 bilhões de dólares em sondas de águas profundas. 

A empresa obteve, no início do mês, um alívio para suas dívidas -- um grupo de cinco bancos brasileiros, entre eles a Caixa e o Banco do Brasil, vai refinanciar cerca de 11,5 bilhões de reais em empréstimos por 45 dias. 

A intenção é dar fôlego à Sete para permitir que continue promovendo um programa de reorganização em suas contas, segundo a Reuters. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoSete BrasilPré-sal

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias