Brasil

Espanhol é internado no DF com sintomas típicos de ebola

Em nota, a secretaria explicou que foram tomadas medidas previstas no Protocolo do Ebola e o paciente está isolado até que saia o resultado do exame


	Mulher é vacinada contra Ebola: O ebola atingiu países da África e é uma febre hemorrágica transmitida pelos contato com fluidos corporais infectados
 (AFP/ Cellou Binani)

Mulher é vacinada contra Ebola: O ebola atingiu países da África e é uma febre hemorrágica transmitida pelos contato com fluidos corporais infectados (AFP/ Cellou Binani)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2015 às 11h09.

Um paciente está isolado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho 2, no Distrito Federal, por apresentar sintomas característicos de ebola. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o paciente é um espanhol.

Ele chegou à UPA na tarde de ontem (17) e também tem outras patologias. Ainda nesta manhã, a Secretaria do Saúde do Distrito Federal dará uma entrevista coletiva para dar detalhes o caso.

Em nota, a secretaria explicou que, por precaução, foram tomadas as medidas previstas no Protocolo do Ebola e o paciente está isolado até que saia o resultado do exame, o que pode ocorrer ainda nesta quinta-feira (18).

A equipe de vigilância epidemiológica foi notificada e acompanha o caso. Segundo a nota, os profissionais que tratam do paciente estão equipados com itens de segurança como luvas, máscara, capote e gorro.

A vendedora de lanches Maria Araújo, que trabalha em frente a unidade de saúde, diz que o movimento nesta manhã está menor que nos outros dias.

“Nesse horário já teria mais pessoas procurando a UPA, a movimentação pela manhã costuma ser grande”. Ela relata que, ontem, após a chegada do paciente, algumas pessoas ficaram assustadas e foram embora da unidade de saúde, principalmente mulheres acompanhadas de crianças.

O ebola atingiu países da África e é uma febre hemorrágica transmitida pelos contato com fluidos corporais infectados, como vômito, sangue, diarreia e suor. Inicialmente, a pessoa infectada apresenta febre, seguida de dores no corpo, na cabeça e na garganta.

Náuseas, vômitos e diarreias costumam preceder a pior fase da doença, que é de sangramentos internos e da pele. Tais sintomas costumam aparecer antes de completados cinco dias da contaminação, porém podem vir até o 20º primeiro dia.

Acompanhe tudo sobre:Áfricadistrito-federalDoençasEbolaEpidemias

Mais de Brasil

O que muda com projeto que proíbe celulares nas escolas em São Paulo

Haddad se reúne com cúpula do Congresso e sinaliza pacote fiscal de R$ 25 bi a R$ 30 bi em 2025

Casos respiratórios graves apresentam alta no Rio e mais 9 estados