Brasil

Entrada da COP é fechada após tentativa de invasão por manifestantes

Entrada da COP é fechada após tentativa de invasão por manifestantes

COP30: entrada da conferência é fechada por segurança após tentativa de invasão (Leandro Fonseca/Exame)

COP30: entrada da conferência é fechada por segurança após tentativa de invasão (Leandro Fonseca/Exame)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de internacional e economia

Publicado em 11 de novembro de 2025 às 21h05.

Última atualização em 11 de novembro de 2025 às 21h12.

Priorizar nos meus resultados Google
Tudo sobrePará
Saiba mais

Belém - Um grupo de manifestantes tentou invadir o local onde é realizada a COP30, no Parque da Cidade, em Belém, no começo da noite desta terça-feira, 11.

O grupo protestava no fim da tarde na entrada da blue zone, a área restrita a credenciados do evento, onde ficam diplomatas, empresários e outros participantes das reuniões principais. Por volta das 19h, houve uma tentativa de invasão.

“O pessoal tentou forçar a passagem pela segurança, onde ficam os detectores de metal. Em seguida, os seguranças fizeram um cordão para segurar os ativistas e houve um empurra-empurra”, disse Fabrício, voluntário que trabalha na COP e viu a cena.

“Houve uma quebradeira. Colocaram mesas na frente, e uma porta foi quebrada”, disse.

Em seguida, chegaram reforços da polícia, que conseguiram dispersar os manifestantes. Seguranças também retiraram as pessoas que estavam mais perto da entrada.

“Primeiro nos pediram para ir mais para dentro e não sair, por que não era seguro lá fora. Depois que eles foram embora, tivemos de deixar o espaço interno”, conta outra voluntária.

Por volta das 21h, a entrada principal da COP estava fechada. Mais de dez polícias federais armados com fuzis e armas de grosso calibre ficaram posicionados na entrada.

Acompanhe tudo sobre:ProtestosBelémPará

Mais de Brasil

Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda reduzem falhas graves em 30% com uso de IA

Mpox: Brasil registra 665 casos em 2026 e compra 20 mil doses de vacina

Pode ir de chinelo e bermuda para o Enem 2026? Entenda as regras do MEC

Enem 2026: como ver o local de prova e o cartão de confirmação?