Brasil

Enem terá hoje provas de matemática, linguagens e redação

O Enem foi aplicado no início de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Um grupo, no entanto, teve o exame adiado.

Prova do Enem: este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos (Marcos Santos/USP Imagens/Agência USP)

Prova do Enem: este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos (Marcos Santos/USP Imagens/Agência USP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 4 de dezembro de 2016 às 09h38.

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fazem hoje (4) as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para responder às questões. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

São 277.624 candidatos inscritos para a segunda aplicação do Enem. A maior parte desses alunos teve as provas adiadas por causa das ocupações em escolas e universidades públicas do país no mês de novembro.

As provas são diferentes daquelas aplicadas dias 5 e 6 de novembro, mas mantêm o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), garantirá a isonomia entre os candidatos.

Na primeira aplicação, o tema da redação foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".

O candidato deve levar um documento original com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É proibida a utilização de qualquer equipamento eletrônico. Celulares devem ser desligados e colocados dentro de embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador.

As provas são aplicadas em 165 municípios e 418 locais de prova. Não há exame apenas nos estados de Roraima, Acre, Amazonas Amapá.

Segunda aplicação

O Enem foi aplicado no início de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Um grupo, no entanto, teve o exame adiado. Isso custou aos cofres públicos um adicional de R$ 10,5 milhões.

Conforme o Inep, dos inscritos para a segunda aplicação, 273.521 (98,52%) não puderam participar do Enem regular por causa das ocupações em escolas, universidades e institutos federais, enquanto 4.103 candidatos (1,47%) foram afetados por contingências como a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Gabarito e resultado

Minas Gerais tem o maior número de inscritos para a segunda aplicação: 72.302 pessoas. Outras unidades federativas que se destacam são o Paraná (43.617), Bahia (37.927), Espírito Santo (23.486), Pernambuco (17.155) e Rio de Janeiro (16.451).

Os gabaritos das provas serão divulgados na quarta-feira (7) na Página do Participante e por meio do aplicativo Enem 2016. Os resultados estarão disponíveis para todos os candidatos no dia 19 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnem

Mais de Brasil

Desde o início do ano, 16 pessoas foram baleadas ao entrarem por engano em favelas do RJ

Justiça suspende revisão que permitiria construção de condomínios nos Jardins

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas