Brasil

Enem 2023: até que horas candidatos podem fazer a prova

O aluno que quiser levar o caderno de provas para a casa só poderá deixar a sala a partir das 18h30

BRAZIL - 2020/10/18: In this photo illustration the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) logo seen displayed on a smartphone. (Photo Illustration by Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images) (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

BRAZIL - 2020/10/18: In this photo illustration the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) logo seen displayed on a smartphone. (Photo Illustration by Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images) (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de novembro de 2023 às 17h45.

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acontece neste domingo, 5, em todo o país. Neste dia, os candidatos respondem a 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas. Os aplicantes têm até às 19h para finalizar a primeira parte do exame, no horário de Brasília. O aluno que quiser levar o caderno de provas para a casa só poderá deixar a sala a partir das 18h30, meia-hora antes do término do exame.

No domingo seguinte, 12, será a vez dos candidatos responderem a 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Nesse dia, sem redação, os portões fecham às 13h e a prova começa às 13h30min e se encerra às 18h30min.

O que é trabalho de cuidado? Assunto é tema da redação do Enem deste ano

Qual horário da prova do Enem 2023?

A prova será realizada em duas etapas, a primeira neste domingo, 5, e a segunda no próximo domingo, 12. A prova começa às 13h30, já com todos os alunos em sala e com o caderno com as questões do exame.

Que horas fecha o portão do Enem?

Os portões das escolas abrem às 12h e fecham às 13h, pontualmente. Depois que os portões estiverem fechados, os alunos que não chegaram a tempo não poderão mais realizar a prova.

Como ver o local de prova do Enem 2023? Passo a passo para acessar o cartão de inscrição

Para acessar o cartão de inscrição, o candidato deve acessar a página do participante por meio do login da plataforma Gov.br. Será necessário informar o CPF e a senha.

É possível trocar o local de prova do ENEM?

Não. O Inep informa que não é possível alterar o local de prova depois que o processo de inscrição tenha sido encerrado.

Quando é o Enem 2023? Veja o calendário completo

  • 05 de novembro: prova de linguagens (português e língua estrangeira), ciências humanas e redação;
  • 12 de novembro: prova de ciências da natureza e matemática;
  • 24 de novembro: divulgação do gabarito;
  • 16 de janeiro de 2024: divulgação do resultado.

Como calcular a nota do Enem?

Existem duas notas a serem calculadas, a média simples e a média por pesos. Veja como calcular cada uma delas:

Média simples: Para saber o resultado final, basta somar as cinco notas de cada uma das categorias — Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Com a soma feita, basta dividir o valor por cinco para obter a média simples.

Média por pesos: Essa segunda nota está mais voltada ao tipo de curso pretendido, porque o peso de cada uma das cinco categorias pode variar de acordo com cada universidade. Uma vez descoberto o peso (1, 2 ou 3) de cada categoria, é preciso multiplicar cada nota pelo peso atribuído pela universidade. Depois de multiplicar as notas de acordo com os pesos relativos, basta somar os resultados dividir o valor final pela soma de todos os pesos. O restante da divisão corresponde à média por pesos.

Acompanhe tudo sobre:EnemMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

O que é um tributo e por que devemos pagá-lo? 

Mendonça é eleito para TSE e elogia gestão de Moraes em meio a 'turbulências'

Em meio às enchentes no RS, Marinha alerta para ressacas com ondas de até 3 metros no litoral gaúcho

Anvisa endurece regras para prescrição de zolpidem por relatos de uso abusivo e efeitos adversos

Mais na Exame