Brasil

Em SP, Marin reforça que abertura será no Itaquerão

Presidente da CBF e do COL voltou a afirmar ter "convicção" de que o acidente ocorrido no estádio do Corinthians não tirará de lá o jogo inicial

Área afetada pela queda de um guindaste na obra do estádio do Corinthians, o Itaquerão (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Área afetada pela queda de um guindaste na obra do estádio do Corinthians, o Itaquerão (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2013 às 17h23.

São Paulo - José Maria Marin tem certeza que a abertura da Copa do Mundo de 2014 será no Itaquerão. Na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) voltou a afirmar ter "convicção" de que o acidente ocorrido no estádio do Corinthians na quarta-feira não tirará de lá o jogo inicial do Mundial.

"Foi uma fatalidade, mas tenho convicção que o estádio estará em condições de sediar a abertura da Copa", garantiu Marin, que está em São Paulo para anunciar o 14.º patrocinador da CBF - a EF English Town. "Não existe, desconheço e nem cogito plano B. Porque quando cogita um plano B é porque não se acredita no A", ponderou.

O dirigente afirmou que ainda não conversou diretamente sobre o assunto com a direção da Fifa e que a preocupação do COL e da entidade máxima do futebol mundial hoje é acompanhar o resultado da perícia que vai apontar a causa do acidente que matou dois trabalhadores do Itaquerão.

Ainda que a abertura da Copa não saia do estádio do Corinthians, é certo que o andamento das obras foi prejudicado, até porque parte da arquibancada do setor Leste foi destruída. De acordo com Marin, novos prazos deverão ser discutidos na semana que vem, quando a Fifa vai se reunir na Bahia para seu congresso e para o sorteio dos grupos da Copa.

A Odebrecht e a Defesa Civil já atestaram, em avaliações preliminares, que a estrutura do estádio não foi afetada pelo acidente. Mas a obra ainda corre risco de interdição, pois o Ministério Público Estadual não descarta a possibilidade de solicitar a paralisação das obras dependendo do resultado dos laudos da Polícia Científica.

Com mais de 94% das obras concluídas, o Itaquerão deveria ser entregue até o final de dezembro, dentro do prazo estipulado pela Fifa. Mas, por causa do acidente, a própria entidade já trabalha internamente com um atraso de 45 a 60 dias para a inauguração do estádio.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolCopa do MundoEstádiosItaquerão

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos