Brasil

Em SP, 46% dos alunos dizem ter passado de ano sem aprender

Levantamento que avalia a qualidade da educação das escolas mostra que 94% dos pais, 75% dos alunos e 63% dos professores criticam a progressão continuada


	Escola estadual em São Paulo: em média, estudantes ficaram sem aula 6 vezes ao mês devido à falta de professor e 64% indicam que esse horário vago não é preenchido por professor substituto
 (Dornicke/Wikimedia Commons)

Escola estadual em São Paulo: em média, estudantes ficaram sem aula 6 vezes ao mês devido à falta de professor e 64% indicam que esse horário vago não é preenchido por professor substituto (Dornicke/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2014 às 11h42.

São Paulo - Quase metade (46%) dos alunos da rede estadual de ensino do estado paulista admite que já passou de ano sem ter aprendido a matéria, indica pesquisa divulgada hoje (24) pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Além disso, o levantamento que avalia a qualidade da educação das escolas no estado mostra que 94% dos pais, 75% dos alunos e 63% dos professores criticam a progressão continuada.

Foram feitos oito grupos de discussão e 2,1 mil entrevistas, divididas em três grupos: professores de escolas estaduais de ensino fundamental e médio, alunos de 14 anos ou mais dessas escolas e os respectivos pais ou mães. A pesquisa foi encomendada pelo sindicato ao Instituto Data Popular.

O estudo mostra também que, em média, os estudantes ficaram sem aula seis vezes ao mês devido à falta de professor. Além disso, 64% indicam que esse horário vago não é preenchido por um professor substituto.

Em relação ao maior problema enfrentado atualmente na rede escolar, a falta de segurança foi o item mais destacado pelos três segmentos de entrevistados. Esse é o principal entrave para 32% dos professores, 37% dos pais e 25% dos alunos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalEnsino público

Mais de Brasil

Receita dispensa auditor alvo de operação sobre acesso a dados de ministros do STF

TSE marca julgamento que pode cassar mandato de Claudio Castro para 10 de março

Governo lança processo seletivo para contratar 489 profissionais temporários

Paes anuncia Jane Reis como vice na chapa pela disputa do governo do Rio