Brasil

Em SP, 46% dos alunos dizem ter passado de ano sem aprender

Levantamento que avalia a qualidade da educação das escolas mostra que 94% dos pais, 75% dos alunos e 63% dos professores criticam a progressão continuada


	Escola estadual em São Paulo: em média, estudantes ficaram sem aula 6 vezes ao mês devido à falta de professor e 64% indicam que esse horário vago não é preenchido por professor substituto
 (Dornicke/Wikimedia Commons)

Escola estadual em São Paulo: em média, estudantes ficaram sem aula 6 vezes ao mês devido à falta de professor e 64% indicam que esse horário vago não é preenchido por professor substituto (Dornicke/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2014 às 11h42.

São Paulo - Quase metade (46%) dos alunos da rede estadual de ensino do estado paulista admite que já passou de ano sem ter aprendido a matéria, indica pesquisa divulgada hoje (24) pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Além disso, o levantamento que avalia a qualidade da educação das escolas no estado mostra que 94% dos pais, 75% dos alunos e 63% dos professores criticam a progressão continuada.

Foram feitos oito grupos de discussão e 2,1 mil entrevistas, divididas em três grupos: professores de escolas estaduais de ensino fundamental e médio, alunos de 14 anos ou mais dessas escolas e os respectivos pais ou mães. A pesquisa foi encomendada pelo sindicato ao Instituto Data Popular.

O estudo mostra também que, em média, os estudantes ficaram sem aula seis vezes ao mês devido à falta de professor. Além disso, 64% indicam que esse horário vago não é preenchido por um professor substituto.

Em relação ao maior problema enfrentado atualmente na rede escolar, a falta de segurança foi o item mais destacado pelos três segmentos de entrevistados. Esse é o principal entrave para 32% dos professores, 37% dos pais e 25% dos alunos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEnsino públicoMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Barroso afrouxa regra para câmeras da PM em SP, mas exige uso obrigatório em comunidades

Trens e metrô terão tarifa mais alta a partir de janeiro; saiba quando e valores

PM afasta policial que atirou à queima-roupa em rapaz em São Paulo

Tarifa de ônibus em SP será de R$ 5,00; veja quando passa a valer