Bolsonaro: presidente defendeu a flexibilização de leis do desarmamento (Reprodução Jair Bolsonaro/Instagram)
Estadão Conteúdo
Publicado em 1 de abril de 2019 às 18h04.
Última atualização em 4 de abril de 2019 às 13h47.
O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta segunda-feira, 1, uma foto em rede social segurando uma submetralhadora. Marcando sua localização em Jerusalém, Israel, onde desembarcou neste domingo, 31, para viagem oficial, Bolsonaro escreveu na legenda da foto texto favorável ao decreto assinado em janeiro que flexibiliza o posse de armas de fogo no Brasil.
"O que torna uma arma nociva depende 100% das intenções de quem a possui. Defendo a liberdade, com critérios, para cidadãos que querem se proteger e proteger suas famílias", escreveu o presidente.
Rebatendo críticas de especialistas a respeito da fraca fiscalização possibilitada com o novo decreto, além da opinião pública que aponta aumento do índice de violência com a legalização da posse, Bolsonaro conclui o texto afirmando que "Leis de desarmamento só funcionam contra aqueles que respeitam as leis; quem quer cometer crimes já não se preocupa com isso".
"Foco no alvo". Esta é a manchete de uma página interna do jornal Yedioth Ahronoth, um dos mais importantes de Israel. A foto que ilustra a matéria é do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante a visita que fez na segunda-feira, 1.º, à unidade de contraterrorismo da polícia israelense, em Jerusalém.
"Presidente do Brasil visita campo de tiro de unidade contraterrorista e demonstra grande pontaria", afirma o jornal. Segundo o texto, Bolsonaro acertou todos os sete tiros que deu no alvo.
Sobre a repercussão da notícia na imprensa israelense, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, que é general, elogiou a pontaria do capitão. "Sobre isso, o que eu posso dizer é: não fiquem na frente do presidente", brincou. "Ele tem uma habilidade e uma calma impressionantes com uma arma."