Brasil

Em Alagoas, reeleição de Renan Filho é a maior barbada do país

A partir desta semana a campanha de Renan Filho (MDB) fica ainda mais livre até sua reeleição para o governo do Estado.

RENAN FILHO EM CAMPANHA: 19 partidos na coligação e desistência do maior adversário  / Divulgação/ Twitter

RENAN FILHO EM CAMPANHA: 19 partidos na coligação e desistência do maior adversário / Divulgação/ Twitter

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2018 às 07h00.

Última atualização em 17 de setembro de 2018 às 10h57.

Se em algum estado do país a importância da máquina na corrida eleitoral é evidente, este estado é Alagoas. A partir desta semana a campanha de Renan Filho (MDB) fica ainda mais livre até sua reeleição para o governo do Estado. Aos 38 anos, o filho do senador Renan Calheiro tem, a seu lado, a maior aliança estadual do país, com 19 partidos aliados.

Seu principal adversário, o ex-presidente Fernando Collor (PTC), abandonou a disputa na sexta-feira alegando falta de apoio dos aliados. Collor tinha a seu lado oito partidos, entre eles as principais legendas de oposição, como PSDB, DEM, PP e PSB. Mas sua impopularidade de 50% fez com que os candidatos a deputado da coligação ignorassem sua candidatura.

Rodrigo Cunha (PSDB), candidato a senador, se recusava a subir no palanque do ex-presidente. Nacionalmente, o apoio tucano a Collor também era motivo de insatisfação no partido. Um novo nome pode ser escolhido pela chapa, o que não deve mudar o favoritismo de Renan.

Aos 25 anos, o filho do senador foi eleito prefeito de Murici, berço político da família. De lá pra cá, foi reeleito, eleito deputado federal e, aos 34 anos, governador. A última pesquisa Ibope dava a Renan Filho 46% das intenções de voto, ante 22% de Collor e 2% para o terceiro colocado, Josan Leite (PSL).

A corrida para o Senado também parece estar no papo para a família: Renan Calheiros lidera a corrida com 33% das intenções de voto. Os Calheiros forma hábeis em pular fora do barco furado de Michel Temer a tempo de formar uma aliança regional com o PT e surfar na popularidade de Lula em Alagoas, onde o ex-presidente tem 53% das intenções de voto.

Neste fim de semana Renan Filho fez campanha em Mata Grande e Água Branca, no sertão alagoano. Com 3,4 milhões de habitantes, Alagoas é o segundo menor e um dos mais pobres e violentes estados do país. A campanha de Renan Filho afirma que “quem sabe o que é felicidade não aceita mais tristeza” e que o estado está “recuperando sua autoestima”.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeFernando Collor de MelloRenan Calheiros

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações