Brasil

Economist: Metrô de São Paulo não é digno de uma metrópole

Com 71 quilômetros de extensão, rede metroviária paulista é menor que a da Cidade do México e de Seul, destaca revista

Metrô de São Paulo (Wikimedia Commons)

Metrô de São Paulo (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2012 às 22h44.

São Paulo - O metrô de São Paulo ainda não é digno da maior cidade da América do Sul. É o que diz uma reportagem da edição desta semana da revista britânica The Economist. Com 71 quilômetros de extensão, é menor que o metrô da Cidade do México (200 quilômetros) e que o de Seul (400 quilômetros).

O metrô paulista perde até na comparação com Santiago, cidade que tem um quarto do tamanho de São Paulo e uma rede metroviária 40% maior, segundo a revista.

A reportagem destaca ainda a tardia criação da Linha 4, primeira a ligar o centro da cidade a importantes áreas de negócios, como a avenida Paulista e a Faria Lima.

Além dos investimentos na nova linha, a revista destaca a necessidade de projetos mais rápidos e baratos, como melhorias nas linhas já existentes, nos trens e corredores de ônibus, por exemplo.

A demanda na Linha 4, como era de se esperar, é impressionante, diz a revista. Com cinco estações em funcionamento, a linha já transporta 550 mil passageiros por dia. Quando for concluída, a Linha 4 deve transportar 1 milhão de pessoas por dia.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasInfraestruturaMetrô de São PauloMetrópoles globaismobilidade-urbanasao-pauloTransporte públicotransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Lira encerra mandato na presidência da Câmara e diz que não terá problemas em voltar a ser deputado

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos

TSE forma maioria para rejeitar candidatura de suspeito de envolvimento com milícia

Fim do DPVAT? Entenda o que foi aprovada na Câmara e o que acontece agora