Exame Logo

Dilma e Aécio minimizam pesquisa de Marina como favorita

Para Dilma, o resultado da pesquisa chega "bem no começo da campanha", ainda com possibilidades que as intenções de voto mudem nos próximos dias

Marina Silva: pesquisas a apontam como favorita para vencer eleições no segundo turno (Ueslei Marcelino/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 21h58.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff , que tenta a reeleição pelo PT, e o candidato do PSDB, Aécio Neves , minimizaram nesta terça-feira os resultados da mais recente pesquisa de intenções de voto que apontam Marina Silva , do PSB, como favorita para vencer as eleições no segundo turno.

"Eu não vejo as pesquisas como analíticas. Acho que são relativas e garanto sempre que não comento pesquisas. Acho, sim, que o debate vai ajudar", declarou Dilma ao chegar aos estúdios da Band, que promoverá nesta noite o primeiro tête-à-tête entre os candidatos presidenciais.

Veja também

Para Dilma, o resultado da pesquisa chega "bem no começo da campanha", ainda com possibilidades que as intenções de voto mudem nos próximos dias.

"Do meu ponto de vista como presidente do país é fundamental mostrar quem vai continuar fazendo coisas pelo Brasil", ressaltou.

Elaborada pelo Ibope para a Rede Globo e o jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa afirma que Dilma venceria o primeiro turno do próximo 5 de outubro com 34%, seguida por Marina, que com 29% relegaria Aécio Neves ao terceiro lugar, com 19%.

Esses resultados forçariam um segundo turno, previsto para o dia 26 de outubro, no qual Marina, com 45%, se tornaria presidente no lugar de Dilma, que obteria 36%.

Sobre a pesquisa que a perfila como favorita, Marina falou rapidamente com os jornalistas que a esperavam e afirmou: "A pesquisa é um retrato do agora e ainda temos uma longa jornada pela frente".

Aécio, por sua parte, comentou ao chegar ao canal de televisão que está "confiante" em sua campanha e garantiu que "não se movimenta pelas enquetes", embora tenha admitido que os resultados são "um reflexo do que acontece no país".

"O eleitor precisa escutar as propostas. O Brasil não pode ficar mais no improviso", opinou o candidato tucano.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesCelebridadesDilma RousseffEleiçõesEleições 2014Marina SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame