Exame Logo

Dilma afirma que alguém fez uma declaração falsa de IR em seu nome

Dados enviados são "não apenas falsos, mas claramente fictícios", aponta texto no blog oficial da ex-presidente; "Não foram erros, foram crimes"

Dilma Roussef: "não foram erros, foram crimes" (Mario De Fina/Getty Images)

João Pedro Caleiro

Publicado em 30 de abril de 2019 às 16h27.

Última atualização em 30 de abril de 2019 às 16h57.

São Paulo - A ex-presidente Dilma Rousseff se manifestou na tarde desta terça-feira (30), através de uma publicação em seu site oficial , sobre o caso do seu imposto de renda revelado ontem pelo blog de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Segundo as informações, Dilma foi entregar sua declaração anual de IR há duas semanas quando descobriu que outra declaração já fora enviada em seu nome, no dia 28 de março.

Veja também

O texto de Dilma questiona como a Receita Federal pode ter aceito uma declaração com dados "não apenas falsos, mas claramente fictícios", sem dar detalhes sobre este conteúdo.

Outra dúvida levantada é de como a pessoa teria tido acesso ao número do recibo da declaração do IR referente a 2017, necessário para fazer a declaração deste ano.

O texto afirma que só Dilma e um assessor tinham acesso a este número e apontam "forte indício" de que ele tenha sido obtido através de uma entrada ilegal no sistema da Receita.

"Não foram erros, foram crimes. Por isso, os advogados da ex-Presidenta estão tomando e tomarão todas as medidas cabíveis", diz o texto.

Segundo Lauro Jardim, já há um requerimento de investigação no âmbito da Receita e também será feito um pedido de abertura de inquérito para a Polícia Federal.

Acompanhe tudo sobre:Dilma Rousseffreceita-federal

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame