Brasil

Dilma admite que saúde tem 'problema sério'

Presidente disse que não é possível aceitar que a saúde no Brasil "não precisa de mais dinheiro"

Declaração foi feita em entrevista ao vivo ao programa "Hoje em Dia", da TV Record (Sergio Dutti/Veja)

Declaração foi feita em entrevista ao vivo ao programa "Hoje em Dia", da TV Record (Sergio Dutti/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2011 às 14h04.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff admitiu hoje que a área de saúde enfrenta um "problema sério de gestão", durante entrevista ao vivo ao programa "Hoje em Dia", da TV Record. Para a presidente, não é possível aceitar que a saúde no Brasil "não precisa de mais dinheiro".

"Tem um problema sério de gestão sim. A gente tem recursos e o uso desse recurso tem de ser melhorado", disse a presidente, ao ser questionada pelo apresentador se dava para melhorar a saúde do Brasil e se era necessário um novo imposto para isso.

"Não estou pedindo hoje um aumento de impostos. Nós vamos melhorar a gestão da saúde nesse País e, quando ficar claro para a população que ela precisa de mais coisa, ela mesma vai se encarregar de pedir. Temos de provar, o governo federal, estaduais, municipais, que nós podemos gerir bem a saúde e a partir daí começar a conversar claro para a população", comentou Dilma.

Segundo Dilma, é possível "contar nos dedos" os países que oferecem serviço universal de saúde, gratuito e de boa qualidade. A presidente observou que o Brasil investe menos per capita do que países vizinhos. "Se você olhar, a Argentina per capita investe mais em saúde do que nós, 42% a mais, o Chile, 27% a mais, e se você olhar o setor privado versus o setor público, o setor privado per capita está colocando 2 vezes e meia mais."

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffEntrevistasGoverno DilmaImpostosLeãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSaúdeServiçosServiços de saúdeSetor de saúde

Mais de Brasil

Regulamentação da IA deve ser votada pelo Senado antes do recesso, diz Pacheco

Após decisão do STF, Lira cria comissão para analisar PEC das drogas na Câmara

Maconha vai ser legalizada no Brasil? Entenda a decisão do STF sobre a descriminalização da droga

Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira

Mais na Exame