Dias Toffoli: 'Segurança cibernética tornou-se tema urgente com sociedade mais conectada'
Dias Toffoli também mencionou a "experiência recente de ataques à democracia" ao chamar a atenção para o ambiente de medo e insegurança criado pela disseminação de notícias falsas
Agência de notícias
Publicado em 26 de agosto de 2023 às 13h09.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli , afirmou que, diante de ameaças decorrentes de uma sociedade mais conectada, a segurança cibernética tornou-se um tema extremamente urgente e relevante.
Em vídeo gravado para o fórum realizado no Guarujá pelo grupo Esfera Brasil , Toffoli cobrou avanço na política nacional de cibersegurança, cuja estratégia só foi anunciada pelo Brasil em 2020, após todos os outros países do G20 já terem publicado suas estratégias.
- Onde assistir NY Red Bulls x Inter Miami hoje, sábado, 26, pela MLS; veja horário
- Star Wars: qual é a ordem cronológica dos filmes e séries? Veja lista atualizada
- Onde assistir Al-Raed x Al-Hilal hoje, quinta-feira, 24, pelo Campeonato Saudita; veja horário
- São Paulo terá mais de 70 shows internacionais em 2023; veja quais são os próximos
- Financeira da Marisa recebe aporte adicional de R$ 30 milhões
- BNDES quer parcelar pagamento de parcela de R$ 24 bi ao Tesouro, diz Mercadante
Ao ressaltar a "importância enorme" da discussão do projeto de lei sobre o tema, o ministro do Supremo citou a segurança cibernética como o grande desafio do século. Ele lembrou de um parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou a falta de um órgão regulador, de atos normativos em defesa dos setores público e privado e a necessidade de mais investimentos em segurança cibernética.
Também mencionou a "experiência recente de ataques à democracia" ao chamar a atenção para o ambiente de medo e insegurança criado pela disseminação de notícias falsas (fake news).
O ministro pontuou que o Brasil está entre os primeiros em uso de rede social: os brasileiros passam, em média, dez horas por dia online, três horas a mais do que a média mundial. "As ameaças cibernéticas aumentam à medida que a sociedade se torna mais conectada", declarou Toffoli.