Exame Logo

Detran-SP pede cautela com Pokémon Go após atropelamento

Após atropelamento em Curitiba, o Detran de São Paulo emitiu um alerta para o risco de acidentes envolvendo o jogo Pokémon GO

Motociclistas jogam Pokémon GO: "se quiser sair à caça de pokémons no trânsito, procure alternativas", disse o Detran SP (Ulet Ifansasti/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 16h59.

São Paulo - O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo emitiu nesta quinta-feira um alerta para o risco de acidentes envolvendo o jogo para celulares Pokémon Go , febre mundial que chegou ao Brasil na quarta-feira.

O aplicativo desenvolvido por Niantic, The Pokémon Company e Nintendo utiliza a localização do usuário através do GPS para que os jogadores possam identificar os locais onde estão os pokemóns, o que exige que as pessoas se desloquem para jogar.

Em nota, o órgão de trânsito de São Paulo pede que os motoristas mantenham a cautela para evitar atropelamentos e para não utilizarem o aplicativo enquanto dirigem.

O departamento também faz o alerta para pedestres não usarem o jogo ao cruzarem ruas.

"Colisões e choques são os tipos de acidentes mais frequentes no trânsito, muitos deles graves ou até mesmo fatais. E a distração é um dos principais motivos para essas batidas. Por isso, se quiser sair à caça de pokémons no trânsito, procure alternativas", disse o Detran SP.

De acordo com o órgão, um jovem foi atropelado nesta quinta-feira em Curitiba enquanto procurava pokémons pela cidade. O alerta do Detran SP veio depois do acidente no Paraná.

Procurado pela Reuters, um representante do Detran SP afirmou que ainda não foram registrados casos de acidentes envolvendo o uso do Pokémon Go em São Paulo.

Em 2015, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ocorreram 4.904 atropelamentos na capital paulista.

"Cuide primeiro da sua segurança ou corra o risco de não zerar o jogo e ainda por cima conquistar o prêmio Darwin (das mortes mais bizarras do mundo)", afirmou o Detran SP no alerta, acrescentando que no Estado de São Paulo, um em cada quatro mortos por acidente de trânsito são pedestres.

Este cenário Pokémon construído com Lego foi idealizado pelo fotógrafo americano Ryan Rydalch. Chamado Visita do Pikachu ao Centro Pokémon, o projeto chamou a atenção dos fãs da franquia por sua riqueza de detalhes. O projeto conta com cinco personagens do anime da Nintendo: Ash Ketchum, Brock, Misty, Professor Carvalho e enfermeira Joy. Há também os cinco Pokémon iniciais: Pikachu, Eevee, Bulbasaur, Charmander e Squirtle. O protótipo conta ainda com um Centro Pokémon. Para ser submetido à aprovação oficial da Lego, o projeto precisa atingir a marca de 10 mil votos do público. Quem quiser colaborar precisa se cadastrar no sistema da empresa, usando o login login do Facebook ou do Twitter. Clique aqui para participar do projeto
  • 2. Confira os cinco Pokémons do projeto

    2 /10(Divulgação/Ideas.Lego.com)

  • Veja também

    Os fãs da primeira geração do Pokémon poderão matar as saudades com as miniaturas de Lego do Bulbasaur, Squirtle, Eevee, Pikachu e Charmander.
  • 3. Veja as miniaturas dos personagens principais em Lego

    3 /10(Divulgação/Ideas.Lego.com)

  • Professor Carvalho, enfermeira Joy, Ash Ketchum e seu fiel escudeiro Pikachu, Brock e Misty são os escolhidos por Rydalch, idealizador do projeto, para acompanharem o kit inicial.
  • 4. Reprodução do Centro Pokémon em Lego

    4 /10(Divulgação/Ideas.Lego.com)

    O Centro Pokémon, local responsável por restaurar a energia dos monstros de bolso, foi reproduzido em peças de Lego.
  • 5. Confira o Centro Pokémon internamente

    5 /10(Divulgação/Ideas.Lego.com)

    Nessa imagem é possível conferir a região interna do Centro Pokémon.
  • 6. Pikachu e Ash Ketchum

    6 /10(Divulgação/Ideas.Lego.com)

    Ash Ketchum e seu inseparável Pikachu ganharam um destaque especial nessa foto, que ainda conta com a presença de Misty ao fundo.
  • 7. Poké Mart

    7 /10(Divulgação/Ideas.Lego.com)

    Ao que tudo indica, Ryan simula nesse projeto o Centro Pokémon da 6ª geração, em que a loja de conveniência responsável por vender suprimentos necessários para o treinamento Pokémon está localizada dentro dos Centros Pokémon.
  • 8. Provador de roupas

    8 /10(Divulgação/Ideas.Lego.com)

    Uma das novidades da 6ª geração foi a criação de um camarim, que permite ao jogador trocar de roupas e registrar suas favoritas.
  • 9. Eevee vs Bulbasaur

    9 /10(Ryan Rydalch/Flickr)

    Ryan, o idealizador do projeto utilizou seu perfil no flickr para enviar imagens de uma possível expansão da ideia do Centro Pokémon, como nessa batalha entre um Eevee e um Bulbasaur em um terreno de grama.
  • 10. Batalha Pokémon em Icy Falls

    10 /10(Ryan Rydalch/Flickr)

    Rydalch simula uma batalha no gelo em que o treinador precisou enfrentar na busca de pelas insígnias. A equipe que o enfrenta foi representada por escaladores que utilizam Pokémon do tipo gelo.
  • Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasGamesMetrópoles globaismobilidade-urbanaNintendoPokémon Gosao-pauloTrânsito

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame