São Paulo - O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo emitiu nesta quinta-feira um alerta para o risco de acidentes envolvendo o jogo para celulares Pokémon Go, febre mundial que chegou ao Brasil na quarta-feira.
O aplicativo desenvolvido por Niantic, The Pokémon Company e Nintendo utiliza a localização do usuário através do GPS para que os jogadores possam identificar os locais onde estão os pokemóns, o que exige que as pessoas se desloquem para jogar.
Em nota, o órgão de trânsito de São Paulo pede que os motoristas mantenham a cautela para evitar atropelamentos e para não utilizarem o aplicativo enquanto dirigem.
O departamento também faz o alerta para pedestres não usarem o jogo ao cruzarem ruas.
"Colisões e choques são os tipos de acidentes mais frequentes no trânsito, muitos deles graves ou até mesmo fatais. E a distração é um dos principais motivos para essas batidas. Por isso, se quiser sair à caça de pokémons no trânsito, procure alternativas", disse o Detran SP.
De acordo com o órgão, um jovem foi atropelado nesta quinta-feira em Curitiba enquanto procurava pokémons pela cidade. O alerta do Detran SP veio depois do acidente no Paraná.
Procurado pela Reuters, um representante do Detran SP afirmou que ainda não foram registrados casos de acidentes envolvendo o uso do Pokémon Go em São Paulo.
Em 2015, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ocorreram 4.904 atropelamentos na capital paulista.
"Cuide primeiro da sua segurança ou corra o risco de não zerar o jogo e ainda por cima conquistar o prêmio Darwin (das mortes mais bizarras do mundo)", afirmou o Detran SP no alerta, acrescentando que no Estado de São Paulo, um em cada quatro mortos por acidente de trânsito são pedestres.
-
1. Pikachu Visita Centro Pokémon
zoom_out_map
1/10 (Divulgação/Ideas.Lego.com)
Este cenário Pokémon construído com Lego foi idealizado pelo fotógrafo americano Ryan Rydalch. Chamado Visita do Pikachu ao Centro Pokémon, o projeto chamou a atenção dos fãs da franquia por sua riqueza de detalhes.
O projeto conta com cinco personagens do anime da Nintendo: Ash Ketchum, Brock, Misty, Professor Carvalho e enfermeira Joy. Há também os cinco Pokémon iniciais: Pikachu, Eevee, Bulbasaur, Charmander e Squirtle. O protótipo conta ainda com um Centro Pokémon.
Para ser submetido à aprovação oficial da Lego, o projeto precisa atingir a marca de 10 mil votos do público. Quem quiser colaborar precisa se cadastrar no sistema da empresa, usando o login login do Facebook ou do Twitter.
Clique aqui para participar do projeto
-
2. Confira os cinco Pokémons do projeto
zoom_out_map
2/10 (Divulgação/Ideas.Lego.com)
Os fãs da primeira geração do Pokémon poderão matar as saudades com as miniaturas de Lego do Bulbasaur, Squirtle, Eevee, Pikachu e Charmander.
-
3. Veja as miniaturas dos personagens principais em Lego
zoom_out_map
3/10 (Divulgação/Ideas.Lego.com)
Professor Carvalho, enfermeira Joy, Ash Ketchum e seu fiel escudeiro Pikachu, Brock e Misty são os escolhidos por Rydalch, idealizador do projeto, para acompanharem o kit inicial.
-
4. Reprodução do Centro Pokémon em Lego
zoom_out_map
4/10 (Divulgação/Ideas.Lego.com)
O Centro Pokémon, local responsável por restaurar a energia dos monstros de bolso, foi reproduzido em peças de Lego.
-
5. Confira o Centro Pokémon internamente
zoom_out_map
5/10 (Divulgação/Ideas.Lego.com)
Nessa imagem é possível conferir a região interna do Centro Pokémon.
-
6. Pikachu e Ash Ketchum
zoom_out_map
6/10 (Divulgação/Ideas.Lego.com)
Ash Ketchum e seu inseparável Pikachu ganharam um destaque especial nessa foto, que ainda conta com a presença de Misty ao fundo.
-
7. Poké Mart
zoom_out_map
7/10 (Divulgação/Ideas.Lego.com)
Ao que tudo indica, Ryan simula nesse projeto o Centro Pokémon da 6ª geração, em que a loja de conveniência responsável por vender suprimentos necessários para o treinamento Pokémon está localizada dentro dos Centros Pokémon.
-
8. Provador de roupas
zoom_out_map
8/10 (Divulgação/Ideas.Lego.com)
Uma das novidades da 6ª geração foi a criação de um camarim, que permite ao jogador trocar de roupas e registrar suas favoritas.
-
9. Eevee vs Bulbasaur
zoom_out_map
9/10 (Ryan Rydalch/Flickr)
Ryan, o idealizador do projeto utilizou seu perfil no flickr para enviar imagens de uma possível expansão da ideia do Centro Pokémon, como nessa batalha entre um Eevee e um Bulbasaur em um terreno de grama.
-
10. Batalha Pokémon em Icy Falls
zoom_out_map
10/10 (Ryan Rydalch/Flickr)
Rydalch simula uma batalha no gelo em que o treinador precisou enfrentar na busca de pelas insígnias. A equipe que o enfrenta foi representada por escaladores que utilizam Pokémon do tipo gelo.